segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ramón Nuñez: «Estou em dívida para com Suazo»


Tão depressa Ramón Nuñez não vai esquecer o jogo de sábado com o Canadá (marcou os 2 golos) mas numa altura em que é um nomes mais falados nas Honduras, faz questão de partilhar o mérito que lhe é atribuído."Estou em dívida para com David Suazo. Fez passes extraordinários. Só tive de empurrar a bola. Apesar de não ter marcado fez um grande jogo, de grande sacrifício", declarou Ramón Nuñez citado por La Prensa.Depois da festa que o triunfo representou, segue-se o encontro com a Jamaica."É o jogo mais importante pois a vitória será um passo muito importante tendo em vista a qualificação para a fase seguinte. O grupo está consciente do que tem de fazer e tem de tirar proveito de jogar em casa", disse.

Dupla central para a história


O embate entre Benfica e Paços de Ferreira pode ditar a estreia de uma dupla de centrais inédita na Luz e que pode ser a mais jovem de sempre a alinhar de início, formada por Miguel Vítor e Sidnei, ambos de 19 anos.
Os dois jogadores são fortes apostas para o futuro do clube encarnado, mas podem ter a oportunidade, e consequente responsabilidade, de assumirem a defesa da baliza à guarda de Quim no embate com o conjunto pacense.
Face às ausências de Luisão e Katsouranis, devido a castigo, Quique Flores vê-se obrigado a formar uma nova dupla para o jogo da terceira jornada da Liga, tendo apenas Miguel Vítor, Sidnei e David Luiz à sua disposição. Caso a escolha recaia nos dois primeiros, o Benfica irá iniciar a partida com uma dupla de centrais com uma média de... 19 anos, uma vez que ambos nasceram em Junho de 1989. David Luiz está afastado das competições oficiais desde Janeiro, e o técnico espanhol já afirmou que apenas apostará na utilização do futebolista brasileiro, quando este estiver totalmente confiante nas suas capacidades, cenário que pode abrir caminho à dupla Miguel Vítor-Sidnei. No entanto, se Quique Flores considerar que o camisola 23 já está pronto para o regresso à formação titular, ao lado de Miguel Vítor ou Sidnei, então as águias devem actuar com um eixo defensivo com uma média de 20 anos - David Luiz tem já 21. Durante a última temporada, o emblema da Luz tinha já actuado com uma dupla de centrais, formada por Miguel Vítor e Edcarlos, com uma média de 20 anos, dado que igualou o registo alcançado na temporada de... 1991/92. Nessa época, Paulo Madeira e Rui Bento, então com 21 e 19 anos, respectivamente, foram aposta regular de Sven-Goran Eriksson para a equipa inicial, tendo-se estreado lado a lado ante o Marítimo, em Outubro de 1991.

Reyes só pensa em altos voos


Reyes só pensa em grandes sucessos de águia ao peito. Com passagens por Sevilha, Arsenal, Real Madrid e Atlético de Madrid, o internacional espanhol está habituado a jogar ao lado de grandes futebolistas, que também encontrou no Benfica. Ciente do potencial do grupo de trabalho às ordens de Quique Flores, Reyes pede tempo para que as contratações se possam ambientar, mas avisa que o conjunto encarnado pode chegar longe. "Ainda estamos em período de adaptação, mas há qualidade para fazer algo grande", atirou, em declarações à Imprensa do seu país.
Convidado para dar o pontapé de saída num encontro entre o Baeza e o Vilches, em partida a contar para o campeonato da Andaluzia, região onde nasceu, o camisola seis do Benfica admitiu o desejo de ter sucesso na Luz, mostrando-se disposto a cumprir assim o desafio lançado pelo seu novo treinador. Quique Flores disse que este era o ano para Reyes explodir e o jogador quer realizar o desejo do técnico. "O meu desejo é triunfar no Benfica, e espero que as coisas me saiam bem", frisou, realçando que já está praticamente recuperado da entorse no joelho esquerdo e pronto para ajudar a equipa na Taça UEFA, no próximo dia 18: "Já treino com a equipa e quero estar no jogo de Nápoles, que é muito importante para a equipa."

Inter quer envolver Suazo na contratação de Di María


No mesmo dia em que o diário "AS" reforça o interesse do Real Madrid em Di María, o "Corriere Dello Sport" avança que o Inter de Milão pretende avançar para a contratação do argentino quando o mercado reabrir, ponderando vender Suazo ao Benfica.O diário italiano cita Di María: "Continuo em Portugal até Janeiro depois logo se verá".Já o "AS" não recorre a declarações do jogador Benfica mas acentua que este "reúne todos os requisitos" que o Real Madrid considera essenciais, ou seja "juventude, qualidade e vontade de ganhar". O jornal avança que Mijatovic entrou em contacto com Rui Costa, tendo o director desportivo do Benfica dito que o jovem argentino só sai mediante o pagamento da cláusula de rescisão (30 milhões de euros).

A defesa dos jovens


Fernando Chalana mostrou-se ontem bastante preocupado com a “invasão” de futebolistas estrangeiros em Portugal e pediu a intervenção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O adjunto de Quique no Benfica esteve no Torneio Internacional de Iniciados em Abrantes e disse a Record que a federação “deve fazer algo por esta juventude portuguesa, não só pelos brasileiros e argentinos, e de outras nacionalidades, porque qualquer dia, ou já actualmente, temos mais jogadores estrangeiros do que portugueses”.

Alfio Basile: «É hábil e explosivo»


O último mês foi de grande intensidade para Angel di María. Depois de ter dado o ouro olímpico à Argentina em Pequim, com um golo na final com a Nigéria, o camisola 20 das águias estreou-se anteontem na selecção principal das pampas, tendo merecido elogios do seleccionador Alfio Basile, apesar do empate (1-1) com o Paraguai.“Di María é hábil, frio, goleador e explosivo, além de ter a passada larga”, definiu o treinador da Argentina, que se viu obrigado a substituir Di María ao intervalo para fazer entrar Sergio Aguero, quando a Argentina perdia e estava em inferioridade numérica face à expulsão prematura de Carlitos Tevez.Recorde-se que Alfio Basile tinha denominado Di María como “a jóia da semana” ainda antes do confronto com o Paraguai de Oscar Cardozo. Na Argentina, Di María subiu a sua cotação e já há vários clubes europeus a seguir o trajecto do camisola 20 encarnado. Contudo, Di María já fez saber que não sai do Benfica antes de Junho de 2009.

Suazo: «É por amor à pátria»


David Suazo tem nacionalidade hondurenha e italiana, mas não esquece o país que o viu nascer e, por isso, veste a camisola bicolor. Sensibilizado com o apoio dos compatriotas que estiveram no Estádio Saputo, em Montreal, disse ter sido “um ponto fundamental” para a equipa. “Devemos a vitória a estas pessoas e celebramos por eles que mostraram um grande amor à pátria e, graças a Deus, podemos oferecer-lhes este triunfo”, disse.Sobre o entendimento com Ramon Nuñez nos dois golos que deram a vitória, o Pantera, depois de soltar uma gargalhada, disparou: “Ramon agora deve-me dois, é o que posso dizer”, disse, garantindo estar “bem fisicamente”. Isto enquanto o marcador destacava o papel do avançado do Benfica: “Fez um grande jogo. É muito bom colega e em ambas as jogadas viu que eu estava em melhor posição. Trabalhou muito, como todo o grupo.”

Katsouranis estuda contrato


Konstantinos Katsouranis continua decidido a sair do Benfica, apesar das conversas que Rui Costa e Quique Flores mantiveram com o camisola 8 no defeso para o convencerem a ficar na Luz. No final desta dupla jornada de selecções, o médio grego vai reunir-se com o empresário Roger Lindse, não só para acordarem a continuidade da ligação entre ambos, mas também para estudar o vínculo com o Benfica.O internacional grego considera estar a viver uma época que pode ser decisiva para a carreira e espera que possa surgir, no mercado de Inverno ou no final da época, uma proposta que agrade a todas as partes de modo a poder experimentar outra liga mais competitiva. Com 29 anos (completa 30 em Junho de 2009), Katsouranis sabe que está na fase crucial da carreira para assinar o contrato da sua vida, daí que esteja a pensar analisar o contrato com o Benfica, o qual foi melhorado a nível salarial no início de 2007/08.