quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"Dinheiro não cai do céu"


Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, garantiu que o clube está a investir de forma ponderada na equipa de futebol. O dirigente está a par das suspeitas levantadas em torno dos montantes envolvidos nas transferências deste defeso, mas fez questão de deixar uma mensagem de tranquilidade aos adeptos.

«Não me preocupam os comentários sobre o Benfica. Sabemos que o dinheiro não cai do céu, mas estamos tranquilos. Estamos a fazer um investimento, preparando o futuro desportivo do Benfica», frisou, em conferência de imprensa realizada para promover a Eusébio Cup.

O presidente do Benfica explicou, ainda, o plano financeiro dos encarnados. «Não há mecenas nem antecipação de receitas. Tudo depende de operações financeiras, tal como aconteceu na altura da construção do novo Estádio da Luz. Os vencimentos estão todos em dia. Estejam descansados, que a nossa casa está bem organizada, com transparência», assegurou.

Final feliz


César Peixoto está a horas de assinar pelo Benfica. O desentendimento inicial de verbas entre António Salvador, presidente do Sp. Braga, e Luís Filipe Vieira terminou e é muito provável que o esquerdino, de 29 anos, marque presença amanhã no Estádio da Luz, no encontro com o Milan, havendo a possibilidade de o jogador ser confirmado ainda hoje como reforço dos encarnados.

Nas próximas horas vão limar-se os últimos pormenores relativos à transferência, que vai custar 400 mil euros aos cofres da Luz. Mas certo, nesta altura, é que Peixoto já não foge do plantel liderado por Jorge Jesus, que ontem, durante a apresentação da Eusébio Cup, quis escapar ao assunto, apesar de ter demonstrado que o ainda jogador bracarense não lhe é indiferente.

"Gostava de ter todos os bons jogadores que possam servir ao Benfica. E esse é um bom jogador, mas também gostava de ter outros. Entre o querer e o gostar há uma diferença muito grande. Não está no plantel, portanto não adianta falar em ‘ses'", afirmou o treinador, respondendo diretamente a uma questão relacionado com o internacional português.

Ontem, Peixoto não estava no plantel, mas vai estar nas próximas horas, cumprindo o desejo de voltar a trabalhar com Jesus. Um desejo que levou o atleta a negar a possibilidade de se transferir para o Sporting, com quem o emblema minhoto chegou a negociar a venda do passe. Foi Jesus quem convenceu o esquerdino, embora assegure que não fala com o jogador desde que é treinador do Benfica: "Digo-o com sinceridade, nunca mais falei com o César Peixoto."

O sim de Salvador

O negócio está de tal forma perto do final que António Salvador admitiu ontem que "provavelmente existirão novidades amanhã [hoje]" sobre Peixoto. E relacionadas com o Benfica? "Tenho a indicação que sim", referiu o líder bracarense, sem querer dar certezas do negócio que está feito.

A chegada de Peixoto à Luz deve encerrar o plantel, mas Jesus, pela "experiência" que tem, prefere deixar "em aberto possíveis contratações, para decidir em função da pré-época". "Estamos muito contentes com o plantel, que está formado a 99 por cento em relação ao início do campeonato. Mas não se pode dizer que um grupo está fechado. Podemos pensar assim, mas depois há coisas que acontecem que podem mudar o rumo", explicou, dando como exemplo a lesão de Maxi Pereira.

Aplausos para Bobby Robson


O campeonato inglês vai começar com uma homenagem a Bobby Robson, em todos os campos. O ex-treinador inglês, falecido na passada semana, aos 76 anos, será recordado pelos adeptos de todos os clubes participantes no principal campeonato, com um minuto de aplausos, antes do pontapé de saída de cada partida.

"Bobby Robson deu muito a este jogo ao longo de toda a sua carreira de sucesso", disse Dave Richards, responsável máximo pela Premier League, aproveitando para apelar à participação de todos nesta homenagem: "Tendo em conta tudo o que ele deu ao jogo, os fãs de futebol, de todo o país, terão a oportunidade de celebrar a vida e a enorme contribuição que sir Bobby Robson deu ao futebol, com um minuto de aplausos antes do início de cada jogo."

Nos campos onde jogam Ipswich Town, PSV Eindhoven, FC Porto, Barcelona e Newcastle (clubes que treinou) também se verificará este "minuto de aplausos".

Ribéry e Toni ajudam vítimas de L’Aquila


Ribéry e Luca Toni, jogadores do Bayern, entregaram ontem no Consulado de Itália em Munique um cheque no valor de 13 mil euros a favor das crianças vítimas do terramoto de L'Aquila, em Itália.

"Estou muito contente por poder ajudar, especialmente as crianças", disse Ribéry, ao que Toni acrescentou: "Com um pequeno gesto pode ganhar-se um sorriso."

Jesus: "Peixoto é bom, mas se calhar também gostava de ter outros jogadores..."


Na apresentação da Eusébio Cup, com o Benfica receber o Milan este sábado, Jorge Jesus foi cauteloso no assunto 'César Peixoto', e referiu que a equipa que entrar em campo será muito parecida à que vai começar o campeonato.

«César Peixoto é um bom jogador, mas se calhar também gostava de ter outros jogadores. Porém, entre querer e gostar há uma diferença muito grande. O que interessa neste momento é definir as coisas com aquilo que tenho», disse Jorge Jesus.
Quanto à ausência de Maxi Pereira para os próximos dois meses - que Eusébio também lamentou - Jesus falou em cinco soluções, dando a entender que não será necessário contratar para essa posição: David Luiz, Patric, Rúben Amorim, Luís Filipe e Miguel Vítor.

Sp. Braga volta a perder e despede-se da Europa


O Sp. Braga está fora da Europa, despedindo-se com nova derrota, esta quinta-feira, na Suécia, diante do Elfsborg, desta feita por 0-2.

A tarefa dos arsenalistas não se afigurava fácil, depois da derrota no encontro da primeira «mão», em Braga, por 1-2. Mas havia esperança na capacidade da equipa, muito reforçada a pensar na campanha europeia, onde teve interessante presença nas últimas três épocas.

Com três alterações na equipa em relação ao primeiro encontro – saíram Paulão, Fernando Alexandre e Paulo César para as entradas de João Pereira, Possebon e Diogo Valente -, a equipa agora comandada por Domingos Paciência até entrou bem no jogo, disputado em relvado sintético. À passagem do quarto de hora, porém, o Elfsborg marcou, por intermédio de James Keene, sentenciando praticamente a eliminatória. Os bracarenses como que se perderam e viriam a sofrer o segundo golo, volvido mais um quarto de hora, novamente por James Keene. Diga-se, de resto, que os golos foram tirados a fotocópia, com o avançado dos suecos a aparecer solto na pequena área a encostar para o fundo da baliza, após cruzamentos rasteiros.

O adeus do Sp. Braga à Europa estava traçado. Domingos ainda mexeu na primeira parte (trocou Possebon por Kalaba), mas a verdade é que a equipa esteve sempre longe da baliza adversária. E mesmo quando alguém surgiu com espaço para visar o golo, a bola saiu sempre fora do alvo, tal o desacerto na hora da finalização.

Jesus quer "exibição espectacular"


O treinador do Benfica, Jorge Jesus, afirmou hoje que quer terminar a pré-temporada com uma vitória e realizar uma exibição "espectacular" sábado frente aos italianos do AC Milan, na segunda edição da Eusébio Cup em futebol.

"A nossa ideia é fazer um jogo espectacular para poder homenagear a grandiosidade que foi este grande jogador do Benfica (Eusébio). Vamos fazer o 10.º jogo da pré-época e queremos acabar com uma vitória para poder homenagear da melhor maneira esta grande referência do Benfica e de Portugal", afirmou Jorge Jesus.

O novo técnico dos "encarnados", que falava na conferência de imprensa de apresentação da Eusébio Cup, mostrou-se satisfeito com a pré-temporada realizada pela sua equipa até ao momento, mas negou que o plantel esteja encerrado. "O plantel praticamente está 99 por cento formado, mas, no futebol, vive-se o dia a dia e não se pode dizer que o plantel está completo. O caso do Maxi Pereira (lesão) ninguém estava à espera e por isso é que ninguém pode dizer que um plantel está encerrado", considerou.

Sobre a possível contratação de César Peixoto, Jorge Jesus adiantou que o considera "um bom jogador", mas negou qualquer contacto com o esquerdino do Sporting de Braga. "Desde que sou treinador do Benfica nunca falei com o César Peixoto", frisou.

Na apresentação do jogo, esteve o próprio Eusébio, que agradeceu a homenagem realizada pelo Benfica, e o presidente do clube da Luz, Luís Filipe Vieira, que disse não estar preocupado com algumas criticas efectuadas por outros emblemas, questionando o dinheiro gasto pelo "encarnados" em novas contratações de futebolistas.

"Sabemos o que estamos a fazer, temos os pés bem assentes na terra e entendemos que chegou a altura de investir em termos desportivos. Não há antecipações de receitas, todos os vencimentos estão em dia. A nossa casa está muito bem governada e orientada", garantiu o dirigente.

O Benfica defronta sábado, às 19:00, o AC Milan, no Estádio da Luz, na segunda edição da Eusébio Cup, no encontro que encerra a pré-temporada dos encarnados.

«Quem me dera ser mais novo»


Pablo Aimar e Javier Saviola são duas das armas mais importantes do novo Benfica, como se tem visto durante esta época. O primeiro cresceu muito em relação à última temporada, está claramente mais forte fisicamente e pisa outras áreas do terreno, enquanto o avançado foi a contratação mais sonante das águias para 2009/10. O talento de ambos revelou-se no River Plate na longínqua temporada de 1998/99 e quis o destino, ou, no caso Rui Costa, que se voltassem a juntar.

Quem conhece quase do berço as estrelas da Luz é Gabriel Batistuta, um dos melhores pontas-de-lança do futebol argentino, cuja carreira atingiu grande brilho em Itália, na Fiorentina... ao lado de Rui Costa. Batistuta não hesita em afirmar que Saviola e Aimar fazem toda a diferença. "Gostaria muito de ser mais novo para poder desfrutar do Aimar como fiz durante muito pouco tempo na selecção argentina", justifica.

Agora, o antigo avançado espera que a dupla com Saviola funcione na perfeição na Luz. "A reedição daquilo que aconteceu no River Plate depende muito dos movimentos globais da equipa, do tipo de jogadores que a equipa tiver. Mas são dois grandes jogadores", elogia o antigo futebolista, garantindo que a opção Benfica foi o melhor que poderia ter acontecido a Saviola. "Trata-se de uma oportunidade importante para um jogador que tentava encontrar uma solução para ser titular."

Batistuta não esconde o fascínio que tem pelo ex-jogador do Real Madrid e sublinha as suas principais características. "A grande qualidade do Saviola é jogar em toda a frente de ataque. É talentoso, definidor e atrevido", acrescenta.

O que o antigo goleador deseja mesmo é que ambos se "apliquem com profissionalismo e entrega" aos desafios do clube.

Livorno tenta Ricardo Rocha


O Livorno, recém-promovido à Serie A, estará interessado em contar com o português Ricardo Rocha, jogador livre depois de ter terminado contrato com o Tottenham.

Segundo noticia o site italiano TMW, os responsáveis do Livorno já terão apresentado ao internacional português uma oferta, possibilitando a Ricardo Rocha a oportunidade de actuar no campeonato italiano, depois da pouco positiva passagem pelo Tottenham.

Liverpool pode perder patrocínio


O Liverpool poderá estar em risco de perder o patrocínio da Carlsberg nas suas camisolas, que dura vai para 17 anos. O contrato estabelecido entre as partes termina em meados de 2010 e a empresa dinamarquesa parece estar reticente na renovação.

«Teremos uma definição até ao final deste ano. Mas, tal como em qualquer negociação, tudo tem um preço e precisamos de olhar para alternativas», admitiu o director executivo da Carlsberg, Jorgen Buhl Rasmussen, em entrevista à revista Forbes.

A marca da cerveja dinamarquesa figura na parte frontal das camisolas da equipa de Anfield Road desde 1992, sendo o patrocinador mais antigo em clubes da Premier League.

«Entusiasmo não é excessivo mas ainda não ganhámos nada»



Nuno Gomes considera natural o entusiasmo dos adeptos com as exibições e resultados na pré-época, mas lembra que os torneios de preparação não valem títulos. «E é o título de campeão nacional que nós queremos», atira.

«Não, não nos sentimos com qualquer tipo de pressão», começou por esclarecer Nuno Gomes, quando questionado se a euforia dos adeptos poderia constituir uma responsabilidade acrescida para os jogadores.

«Estamos com vontade de continuar a ganhar jogos e, acima de tudo, entrar bem no Campeonato, para podermos conquistar o título, que é o nosso grande objectivo! Como é óbvio, é sempre bom vencer. Temos vindo a ganhar os jogos que temos feito. Ganhámos três torneios, mas não nos deram o título. E é o título de campeão nacional que nós queremos. Vamos continuar a lutar com esta mesma vontade em todos os jogos, para que, no fim na época, consigamos ser campeões!», afiançou, à margem do almoço-convívio do plantel encarnado n´O Barbas, na Costa de Caparica.

Não obstante as palavras de optimismo e confiança, o capitão lembra que o Benfica vai ter «adversários fortes pelo caminho» durante a época, razão pela qual «nem sempre as coisas vão correr» a contento. «Mas não considero que a euforia seja excessiva. As pessoas estão muito contentes com o nosso trabalho, mas sabem que ainda não ganhámos nada», rematou.

Robinho compara City com Real Madrid e Brasil


O brasileiro Robinho, do Manchester City, espera uma época em cheio dos "citizens" na Premier League. Em entrevista ao diário britânico "The Sun", o avançado fala numa mudança de mentalidades no clube e não tem problemas em comparar o City com dois "monstros" do futebol mundial.

"O Manchester City está a pensar em grande e, sinceramente, não creio que existam diferenças entre o City e o Real Madrid ou a seleção do Brasil". afirmou. A chegada de Tevez, Adebayor e Kolo Touré fez aumentar as expetativas do brasileiro, mas a grande diferença para as épocas anteriores passa por essa alteração na atitude dos atletas.

"Contratámos jogadores fantásticos este verão, mas o mais importante para mim foi a mudança de mentalidade do clube. Já não pensamos como um clube pequeno". Robinho frisou que quando chegou a Inglaterra, proveniente dos merengues, que os "citizens" não pensavam como um grande clube.

Robinho dá um exemplo da grandeza emergente do Manchester City esta época: "provámos que conseguimos comprar jogadores ao Arsenal e ao Manchester United e não existem muitas equipas que o consigam fazer", destacou.

Bayern sem De Michelis durante mês e meio


Martin Demichelis, defesa do Bayern de Munique, vai ficará afastado dos relvados durante 6 a 7 semanas. O internacional argentino contraiu uma lesão no tornozelo direito e é baixa para Louis Van Gaal para o início da Bundesliga.

O técnico holandês vê assim desfeita a dupla de centrais que havia idealizado para o arranque da nova época. De Michelis iria alinhar ao lado do belga Van Buyten, mas o seu infortúnio priva o Bayern desta solução encontrada para fazer face à saída de Lúcio, o internacional brasileiro que rumou ao Inter de José Mourinho.

O argentino, de 28 anos, deverá ser substituído pelo jovem Holger Badstuber, na jornada do próximo sábado que marca o arranque da liga alemã, frente ao Hoffenheim.

Beckenbauer pede desculpa a Ribéry


Franz Beckenbauer, presidente honorário do Bayern de Munique, desculpou-se perante Frank Ribéry, depois da atitude que tomou na semana passada, ao tecer alguns comentários pouco abonatórios para o médio gaulês dos bávaros.

O dirigente alemão havia dito que Ribéry era "apenas um francês a quem o Bayern não importava", tendo sido duramente criticado pela atual direção do emblema de Munique através de um comunicado oficial que distanciava a opinião do clube das considerações do "Kaiser".

"Foi um erro. Talvez tenha sido demasiado drástico na forma como o disse. Só queria referir que Frank é francês, e como tal, não sente o Bayern como alguém que é de cá", referiu Beckenbauer, acrescentando que "apenas queria ajudar".

O presidente honorário do Bayern surpreendeu ao ponto de se mostrar compreensivo para com o internacional francês: "Se alguém recebe uma oferta do Real Madrid tem sempre de a considerar. Isso é claro e, por isso, posso entender a atitude de Ribéry."

Beckenbauer mostrou-se ainda agradado com a opção de Van Gaal, treinador do clube, em experimentar Ribéry no centro do terreno.

Caso Guardiola volta a tribunal em Setembro


O processo de doping contra Josep Guardiola vai ser reaberto na sequência de um recurso do procurador do Comité Olímpico Italiano (CONI), que não se conforma com o facto de o espanhol ter sido ilibado.

A próxima audiência foi adiada para 29 de setembro, depois de inicialmente ter sido agendada para 15 do mesmo mês.

Os factos reportam-se a 2001, quando Guardiola representava o Brescia e foi condenado a quatro meses de suspensão por acusar nadrolona.

O atleta recorreu posteriormente, apoiando-se em novos métodos mais fiáveis para detetar a referida substância proibida e ganhou o recurso, acabando por ser ilibado. Agora, o CONI não não se conforma com a decisão e volta a "perseguir" o técnico do Barça, alegando que as bases apresentadas no anterior recurso não eram suficientes.

Gago e Higuaín interessam ao Atlético de Madrid


Gonzalo Higuaín e Fernando Gago estão na mira do Atlético de Madrid. Segundo a "Marca", Gil Marín, diretor do Atlético, e Florentino Pérez, líder do Real Madrid, já terão encetado conversações com vista à mudança dos dois argentinos para o Vicente Calderón.

O negócio é encarado como útil para o Atlético e agradável para o Real. Abel Resino, técnico dos colchoneros, considera os dois jogadores prioritários para o seu projeto, enquanto que, para Florentino estas seriam menos duas dores de cabeça que encaixariam na sua "Operação Saída", um processo de emagrecimento do plantel merengue.

Fernando Gago viu o seu espaço muito reduzido com a chegada de reforços como Granero e Xabi Alonso, ao passo que o ingresso de Higuaín no Atlético está dependente das eventuais saídas de Aguero ou Fórlan, muito cobiçados pelos "grandes" europeus.

Gago, de 23 anos, e Higuaín, de 21, chegaram ambos ao Santiago Bernabéu em janeiro de 2007 provenientes dos argentinos do River Plate, com o aval do então treinador Fabio Capello.

Rúben no lugar de Maxi frente ao Milan


Jogo de sábado, relativo à Eusébio Cup, pode ser primeira oportunidade para Jesus trabalhar o substituto de Maxi Pereira. Ontem, no treino, Amorim já esteve encostado à lateral-direita

O jogo de sábado com Milan - convidado especial para a segunda edição da Eusébio Cup (na época passada foi o Inter) - será mais do que uma partida de preparação diante de um adversário de prestígio. Será, sobretudo, muito importante para Jorge Jesus, treinador dos encarnados, que terá ali uma excelente oportunidade para testar a sua primeira opção para o lugar de Maxi Pereira.

Rúben Amorim, com Quique Flores, nunca foi aposta declarada para a lateral-direita, mas com Jorge Jesus, ainda no Belenenses, essa situação foi pontualmente real, pelo que agora, após a lesão grave no joelho que levou Maxi à mesa de operações, o jogador apresenta-se como opção credível para tão sensível posição.

E ontem à tarde, no treino realizado pelos encarnados no Estádio da Luz, chegou a confirmação de que Amorim deve mesmo recuar no terreno. Nas últimas fases do ensaio, já com os atletas posicionados nos locais habituais, Rúben encostou-se ao lado direito da defesa, primeiro ao lado de Luisão, David Luiz e Shaffer, depois somente ao lado de Luisão e Shaffer.

Espera-se, pois, que o Milan sirva de barómetro para avaliar a capacidade do futebolista numa posição que já não desempenha há algum tempo, mas para a qual deve estar destinado a curto prazo, mesmo perante outras alternativas.

David Luiz interessa ao Tottenham


Depois de rejeitada a proposta pelo francês Moussa Dissoko do Toulouse, o imprensa inglesa avança esta quinta-feira com a informação de que o Tottenham estará interessado na contratação do defesa central do Benfica, David Luiz.

De acordo com o diário "The Sun", o clube inglês já terá abordado os responsáveis dos "encarnados" sobre a possibilidade de adquirir o passe do central de 22 anos.

No entanto, o Benfica terá pedido uma verba a rondar os 35 milhões de libras, cerca de 40 milhões de euros, pelo ex jogador do Vitória.

Com apenas três jogadores para a preencher o eixo da defesa, (Ledley King, Jonathan Woodgate e Michael Dawson) os "Spurs" necessitam rapidamente de contratar outro jogador para aquela posição do terreno e o nome de David Luiz aparece agora como uma das possibilidades.

Acordo por Peixoto ficou quase selado


Benfica e Sporting de Braga aproximaram-se de um entendimento durante o dia ontem, após intensas negociações mediadas por um intermediário e César Peixoto está cada vez mais perto de se tornar jogador dos encarnados.

Do lado dos minhotos mantém-se a firme intenção de só fazer o negócio de duas maneiras: ou receber 400 mil euros sem nenhum atleta em contrapartida ou os 300 mil com o empréstimo de um jogador, sendo que apenas Urreta interessa aos minhotos entre as possibilidades disponibilizadas pelos encarnados. Pois bem, de modo a poder desbloquear a situação a SAD benfiquista parece disposta a aceder à principal pretensão minhota e pagar os 400 mil euros, ficando o jovem uruguaio na Luz, não estando ainda totalmente excluída a segunda hipótese de negócio.

O entendimento ficou praticamente estabelecido entre as duas partes e o anúncio oficial pode estar por horas. Peixoto já deverá estar sábado na Luz, contra o Milan.

César nas mãos de Jesus


Nos últimos meses, a vida de César Peixoto virou um pesadelo. Tudo começou com uma sociedade que correu mal e que o levou a ficar sem as poupanças de uma carreira. Face aos acontecimentos, Peixoto viu-se na iminência de melhorar as suas condições financeiras.

Numa primeira fase, tentou que o Braga lhe ampliasse o contrato com melhoria significativa das condições financeiras, o que os responsáveis bracarenses alegaram não poder satisfazer. Seguiu-se então a tentativa de rescisão. Num verdadeiro desespero, o jogador, de 29 anos, reuniu-se com os minhotos e alertou os seus dirigentes para os problemas pessoais que vivia, tentando ficar com o passe na mão e, assim, negociar um contrato acima da média. O Braga torceu o nariz, dado tratar-se de um ativo valioso do clube e começam a surgir os rumores do interesse de Jorge Jesus, treinador que sempre nutriu enorme admiração pelo jogador.

Por esta altura, entra o Sporting na corrida. Peixoto encaixava no pretendido por Paulo Bento para colmatar a ausência de Izmailov. Os leões negoceiam com o Braga e chegam a acordo por 300 mil euros e a cedência por empréstimo de Tiago Pinto. Para o jogador, estava previsto um contrato de duas épocas mais uma de opção, auferindo no final das três épocas 1,25 milhões de euros. Estava quase tudo "preto no branco" com os leões quando Peixoto, disse não aos leões.

A recusa causou estranheza quer aos dirigentes do Braga quer aos do Sporting, que prontamente saíram de cena. O jogador admitiria então que mantinha conversas telefónicas com Jorge Jesus dando-lhe conta do interesse encarnado. Para o treinador do Benfica, César Peixoto é o homem certo para reforçar o plantel, permitindo uma alternativa mais defensiva para o lugar de Di María e podendo também atuar como lateral-esquerdo. Para os responsáveis benfiquistas, a hipótese de poder contar com mais um português no plantel é o suficiente para satisfazer mais um pedido do treinador.

Luís Filipe Vieira ofereceu 250 mil euros mais Urreta mas António Salvador recusou e aponta para os 400 mil euros. Após as negociações no dia de ontem, o acordo está cada vez mais próximo. E Peixoto continua nas mãos de Jesus.

Vítima de golpada de quase 400 mil

O internacional português está atualmente a viver um momento delicado a nível pessoal, depois de ter sido burlado por um amigo de infância. O jogador do Sp. Braga tinha uma sociedade com um amigo de há vários anos, mas acabou por ser surpreendido com a realidade de ter sido alvo de um golpe, que lhe custou quase 400 mil euros a menos nas contas. Também por este motivo, Peixoto quer melhorar a situação profissional e alcançar a estabilidade, de forma a recompor a sua vida.

Blackburn disposto a avançar por Yebda


O Blackburn Rovers está disposto a avançar com uma proposta para contratar Hassan Yebda, que pode ir, no limite, até aos 3,5 milhões de euros.

O interesse do emblema inglês no médio franco-argelino do Benfica já dura há algum tempo, mas, na altura, foi dito aos responsáveis pelo Blackburn que os encarnados não abdicavam de 8 milhões para libertar o jogador, de 25 anos.

Perante esta verba, o Blackburn recuou na intenção de avançar com uma proposta, mas agora o interesse reacendeu-se depois de os dirigentes britânicos terem conhecimento que o Benfica poderia estar disponível para vender Yebda.

Mas os Rovers não são os únicos interessados no médio gaulês, o Everton observou diversas vezes o jogador e mostra-se disposto a apresentar também uma proposta no valor de 3,5 milhões de euros.

Iniesta: «Barcelona devia construir estátua a Eto'o»


O futebolista do FC Barcelona Andrés Iniesta, que recupera de uma rotura muscular, propôs esta 5.ª feira a edificação de uma estátua em homenagem ao seu antigo companheiro de equipa Samuel Eto'o, transferido para Inter de Milão.

O jogador, que constitui uma das peças-chave da equipa catalã, continua sem treinar com os seus companheiros - que cumprem, até domingo, uma digressão aos Estados Unidos -, mas espera conseguir uma rápida recuperação para estar apto para o início da temporada.

Numa entrevista hoje publicada no jornal "La Vanguardia", Iniesta justificou a sua proposta de homenagem a Eto'o com a importância de recordar o avançado camaronês como ele era, depois de ter trocado o FC Barcelona pelo Inter de Milão no âmbito de um negócio que, por outro lado, levou o sueco Zlatan Ibrahimovic de Milão para Barcelona.

"A história diz que há muito poucos avançados como ele desde que o clube é clube. Não sei se há como ele. O que eu sei é que o Barcelona devia construir-lhe uma estátua. Samuel foi fundamental para os títulos conquistados", declarou.

Na digressão norte-americana, Iniesta está envolvido numa rotina de trabalho com os preparadores físicos do clube que inclui demoradas sessões de ginásio. "Estou ansioso para tocar a bola e fazer uma finta", disse.

O internacional espanhol lesionou-se a 10 de maio, sofrendo uma rotura muscular que causou pânico no clube, por recear perder a final da Liga dos Campeões.

O jogador foi submetido a um trabalho intenso de recuperação que lhe permitiu ir a Roma disputar a final da Liga dos Campeões com Manchester United, um jogo em que voltou a ter um papel de destaque no triunfo do clube espanhol, mas que resultou numa recaída.

Sobre a opção de participar nesse encontro, disse que foi correta, tendo "valido a pena", apesar do preço que teve que pagar para ser campeão europeu.