terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ferguson apanha 2 jogos de suspensão


O treinador do Manchester United, Alex Ferguson, foi punido com 2 jogos de suspensão devido a uma discussão com o árbitro no jogo do campeonato inglês em que os "red devils" venceram o Hull, por 4-3. O técnico dos portugueses Cristiano Ronaldo e Nani, acusado de conduta imprópria, foi igualmente multado em 11.800 euros pelo comité disciplinar da Federação inglesa de futebol. O incidente ocorreu a 1 de Novembro, quando os "red devils" receberam a equipa do brasileiro Geovanni, antigo jogador do Benfica e que na última época esteve ao serviço do Manchester City. A suspensão tem efeitos a partir de 2 de Dezembro, o que significa que Ferguson não poderá orientar a equipa nos jogos com o Blackburn, da Taça da Liga, e com o Sunderland, a contar para o campeonato. Uma vez que a suspensão não tem efeitos imediatos, Ferguson está autorizado a sentar-se no banco nas deslocações aos redutos do Aston Villa e do Manchester City.

Drogba suspenso por 3 jogos


O futebolista do Chelsea Didier Drogba foi terça-feira suspenso por três jogos, por ter atirado uma moeda para os adeptos do Burnley (segunda divisão inglesa) durante um jogo Taça da Liga inglesa. O incidente aconteceu na passada quarta-feira, no jogo em que a equipa comandada por Luiz Felipe Scolari foi eliminada pelo Burnley (1-1, 4-5 nas grandes penalidades), em Stamford Bridge, onde o avançado foi festejar o golo para perto dos adeptos do clube visitante. Alguns adeptos do Burnley atiram moedas para o avançado costa-marfinense, que apanhou uma e devolveu-a para o público. O árbitro do encontro sancionou-o com cartão amarelo por celebrar o golo à frente dos adeptos do Burnley, mas não viu o incidente da moeda. A Federação Inglesa de Futebol (FA) decidiu castigar o jogador por conduta violenta. Drogba, companheiro dos portugueses Deco, Paulo Ferreira, Bosingwa, Ricardo Carvalho e Hilário, vai falhar os próximos jogos do Chelsea, líder do campeonato, contra Newcastle, Arsenal e Bolton.

Nuno Gomes: «Tentei ajudar o Cristiano»


A votação para o Melhor Jogador do Mundo tem animado os acompanhantes do desporto rei e Nuno Gomes, como capitão da Selecção Nacional, procurou aplicar os seus votos de forma a não prejudicar quem o 21 espera que ganhe.“Infelizmente não pude votar no Cristiano porque a FIFA não permite e votei em 3 jogadores que jogam na mesma posição que eu: Drogba, Eto’o e Van Nistelrooj. São jogadores que não jogam na mesma posição que ele e que, à partida, não afectam a eleição do Cristiano. Tentei ajudá-lo”, disse o também capitão do Benfica, num evento organizado pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol cujo tema voltou a ser a “Luta contra o racismo”. Este problema afectou em particular um companheiro de equipa de Nuno Gomes, mais precisamente o internacional costa-marfinense Zoro. Segundo o 21 das águias, esse tipo de situações deviam ter rapidamente um ponto final.“Às vezes é comentado no balneário. Hoje em dia não faz sentido haver lugar para o racismo. Somos todos iguais e tem de haver respeito”, advertiu Nuno Gomes, confessando que não sabe como reagiria se vivesse o mesmo: “Depende do momento. Cada um tem o direito a indignar-se com essa situação. Normalmente estes casos passam-se mais com colegas meus de raça negra. Mas isso deve acabar rapidamente pois não faz sentido existir isso na nossa sociedade”, concluiu o avançado, alertando mais uma vez para a necessidade de uma “sociedade civilizada em termos globais”.

10 No Name Boys já conhecem medidas de coacção


Dos 13 No Name Boys que ontem e hoje prestaram declarações no Tribunal Criminal de Lisboa, 10 já conhecem as medidas de coacção. Os outros três - supostamente os líderes da claque - ainda estão a ser ouvidos.Fonte ligada ao processo revelou que três saíram em liberdade com termos de identidade e residência, a quatro foi aplicada a prisão preventiva (em dois casos pode tornar-se prisão domiciliária com recurso a pulseira electrónica), dois ficaram com a obrigatoriedade de se apresentarem mensalmente às autoridades e um mensalmente.

Nuno Gomes: «Em Itália os jogadores uniam-se»


Nuno Gomes lamentou a situação que os jogadores do E. Amadora estão a viver com a promessa sucessivamente adiada de pagamento dos vencimentos em atraso, afirmando que se fosse em Itália, os futebolistas de todas as equipas "uniam-se e impediam que a liga continuasse"."Nem todos ganham o que as pessoas pensam. Há jogadores com mais necessidade que outros. Basta não receberem um mês ou dois e já ficam em dificuldades", disse o vançado do Benfica.Nuno Gomes frisou que "todos os jogadores têm de ter consciência" que estes incumprimentos não se podem continuar a registar.

Bora Milutinovic: «Suazo é excepcional»


Entre os espectadores que vão assistir ao Honduras-México no Estádio Olímpico estará Bora Milutinovic, que deixou muitos elogios a David Suazo, em declarações ao "LaPrensa.hn".Para o treinador sérvio, que não orienta qualquer equipa embora manifeste o desejo de fazer numa que manifeste ambição, o avançado do Benfica "tem grande experiência" e é "um jogador excepcional".Suazo chegou ontem à noite às Honduras - com grande confusão no aeroporto - e está previsto que participe hoje uma conferência de imprensa de antevisão da partida com os mexicanos.

Loucura na chegada de Suazo


Os adeptos da selecção hondurenha respiraram de alívio com a chegada de David Suazo, num "caos generalizado", segundo a imprensa local. Para o aeroporto deslocaram-se dezenas de adeptos e muitos jornalistas, sendo poucas as condições de segurança. O avançado acabou por sair por uma porta secundária, evitando o contacto com quem o esperava.Mais tarde um representante do departamento de imprensa da federação hondurenha disse que Suazo chegara "indisposto".

De la Red tem problema cardíaco


Ramón Calderón, presidente do Real Madrid, revelou que o motivo que levou ao afastamento de Ruben de la Red da competição foi, ao que tudo indica, um “problema cardíaco”.O jogador, que perdeu a consciência no jogo da Taça do Rei, está a ser tratado pelos médicos. De la Red não regressará aos relvados “enquanto não se tiver certeza do perigo que existe para a sua integridade física”, revelou Calderón.

Líderes dos No Name Boys ouvidos em último


Pelo menos um dos nove elementos da claque No Name Boys, que entraram no Tribunal de Instrução Criminal para serem ouvidos no âmbito da operação "Fair Play", saiu em liberdade. Apenas faltam interrogar três elementos que, ao que tudo indica, serão os líderes da claque benfiquista, que não é apoiada pelo clube. A advogada de quatro membros da claque adiantou que o juiz decidiu decretar a prisão preventiva a um deles, apresentações periódicas às autoridades a outro, liberdade com termo de identidade e residência a um terceiro, e ao quarto ainda se desconhece qual terá sido a medida de coacção aplicada.

Interrogatórios aos No Name Boys retomados


Os 9 elementos dos No Name Boys (oito homens e uma mulher) já estão de novo no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para serem ouvidos. Eram 9:15 quando chegaram ao TIC. Maria José Morgado também já se encontra nas instalações.

Fusté: «Eto'o pedirá caridade daqui a dez anos»


Josep Maria Fusté, antigo capitão do Barcelona, teceu duras críticas a Samuel Eto'o, actual jogador do clube, devido aos carros de luxo adquiridos pelo avançado camaronês.Em declarações à revista espanhola Zona Alta, Fusté afirmou: “Eto'o pedirá caridade daqui a dez anos e tudo porque gasta mal o dinheiro, comprando carros todos os dias”.A críticas estenderam-se, ainda, ao brasileiro Ronaldinho, antiga estrela do plantel do Barça: “Aqueles que tenham a cabeça bem assente, que tenham uma boa vida e pessoas de confiança que asseguram a sua assessoria, nunca terão problemas económicos. Mas Ronaldinho, quando tiver 45 anos, não terá nada”.

Os donos da bola


Quique Flores admite que os dois sistemas tácticos utilizados pelos encarnados ainda têm de ser aperfeiçoados mas, no final do jogo com os tricolores, garantiu que com o losango a equipa “tem mais a bola”. A análise aos 14 jogos oficiais disputados pelos encarnados confirma as palavras do técnico: quando o conjunto abdicou da vertente clássica, frente ao Aves e E. Amadora, a posse de bola ultrapassou os 60%.Com a nova alternativa, o Benfica ainda não apresentou um futebol atraente. Mas terá alguns ganhos em termos de consistência defensiva, como deu a entender o próprio treinador. “Não temos de correr muito para trás, pois temos mais bola.” Esta temporada, os dois desafios em que as águias alcançaram melhores registos jogaram-se na Taça de Portugal. Foi contra o Penafiel, equipa do terceiro escalão nacional, que surgiu a única partida em que o 4x4x2 clássico ofereceu posse de bola acima dos 60 por cento.Os méritos do losango também deverão ser analisados tendo em conta que surgem sempre em jogos no Estádio da Luz.

Aimar em alta

No losango também há a sublinhar o maior peso de Aimar, que joga na posição preferida e parece estar mais em jogo. No vértice ofensivo, atrás dos pontas-de-lança, foi o elemento que conduziu mais ataques (9, a par de Maxi Pereira) e concretizou mais sprints (13). Quando Quique Flores opta por utilizar o 4x4x2 clássico, o sul-americano é normalmente utilizado como segundo avançado ou pode jogar encostado à direita, mas esta medida será sempre utilizada como um recurso.

Kaká: «Se Ronaldo ganhar é merecido»


Seguiram no mesmo avião e além do confronto pelo título de melhor jogador do mundo vão lutar pela vitória das respectivas equipas no Brasil-Portugal. É no jogo de quarta-feira que Kaká se concentra e não no duelo com Cristiano Ronaldo."Nunca gostei deste tipo de comparação, de colocar dois jogadores frente-a-frente. É um jogo só entre Brasil e Portugal", disse Kaká, que não escondia a alegria por volta a Brasília."Para mim é um jogo especial, ainda mais em Gama, lugar onde nasci e comecei a jogar. Vai ser histórico e memorável", afirmou.Sobre o troféu da FIFA, declarou: "Continuo a fazer minha parte mas não depende só de mim mas sim dos votos dos treinadores, capitães. Acho que o conta muito o trabalho feito para o grupo. Se Ronaldo for o vencedor, é merecido por tudo o que fez e pelo que conquistou no Manchester", disse.

Sidnei: «É fantástico»


Ao marcar na vitória frente ao Estrela, Sidnei tornou-se no primeiro defesa da história encarnada a chegar aos 3 golos à 8.ª jornada em época de estreia. Num clube onde jogaram Humberto Coelho, Ricardo Gomes ou Mozer, foi o gaúcho de 19 anos a estabelecer este máximo.E deu a conhecer os factos ao brasileiro. “Nunca um defesa tinha marcado tantos em tão pouco tempo? Verdade?! Nossa, não sabia... É fantástico! Mais uma razão para ficar feliz e continuar a trabalhar”, respondeu Sidnei, “feliz pelo momento” que vive na Luz.“Estou surpreso sim. Não é muito normal um defesa marcar tantos golos. Mas, felizmente isso está a acontecer e esse defesa... sou eu. O Cardozo é o melhor marcador do Benfica com 4 golos e eu tenho 3. É uma coisa fantástica, mas tenho os pés no chão e não vou deixar-me deslumbrar.”Como tal, prefere não traçar metas. “É óbvio que vou tentar não ficar por aqui, mas em futebol não se deve prometer nada. Por isso, não vou fixar nenhum objectivo. Isso ninguém deve fazer. O objectivo é ser campeão!”Conquistar a Liga, portanto, é o alvo a atingir. “O ideal é que esta temporada fique na história não pelos golos do Sidnei, mas pelo título do Benfica... Mas se puder ser pelas duas razões, melhor ainda!”