terça-feira, 22 de junho de 2010

FIFA pede a Portugal e Brasil para prescindirem do treino em Durban


A FIFA pediu às seleções de Portugal e do Brasil para evitarem treinar na quinta-feira no Estádio Moses Mabhida, em Durban, na véspera de discutirem o primeiro lugar no Grupo G.

"Face a esse pedido, a federação está a equacionar realizar esse treino ainda em Maliesburgo", revelou o assessor de imprensa Onofre Costa. Em causa está a preservação do relvado, que não se apresenta nas condições ideais.

Segundo o responsável federativo, esta questão está ainda em aberto, "tal como o local da conferência de imprensa de antevisão do desafio, que poderá decorrer já em Durban, como previsto".

Cumpridas duas jornadas, o Brasil, já apurado para os oitavos-de-final, lidera o grupo com o pleno de 6 pontos, Portugal tem 4, Costa do Marfim 1 e a Coreia do Norte ainda não pontuou

Real quer "fechar" Di María esta semana


O Real Madrid quer concluir esta semana a contratação de Di María, razão pela qual deverá intensificar as negociações com o Benfica. Em Espanha, diz-se que a transferência do jogador encarnado poderá consumar-se ainda hoje.

Segundo noticia o diário AS, a SAD do Benfica poderá oficializar esta terça-feira a venda de Di María à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de Luís Filipe Vieira – que, de acordo com a mesma fonte, é esperado hoje na capital espanhola – acertar os últimos pormenores com os dirigentes do clube “merengue”.

A deslocação do presidente encarnado a Madrid visará, também, ultimar a transferência para a Luz do canterano Rodrigo, ao qual se poderá juntar outro(s) jogador(es) – o AS fala em Marcos Alonso, Sarabia e Alipio.

Profecias de Jesus acertaram na mouche


"Estou confiante desde o início. Portugal pode conseguir um triunfo importante para a qualificação". Assim começava o rol de profecias disparadas por Jorge Jesus ao mesmo ritmo alucinante com que se cumpriam.

O homem que devolveu o Benfica às grandes conquistas voltou ontem ao microfone da Rádio Renascença e não fez por menos, entregando-se a um verdadeiro espetáculo na arte vanguardista em que se tornou o comentário de bancada.

Premonição

A velocidade com que engatilhava premonições certeiras levava o auditório ao rubro. E quando voltava à antena para nova sessão de "tal como eu tinha dito há pouco...", as palmas abafavam o estridente ecoar das vuvuzelas.

Aos 15 minutos, a Jabulani, teimosa, nada queria com as redes de Ri Myong Guk, mas Jesus "já esperava um rival difícil". Depois chegou o golo de Raul Meireles e já só faltava "Tiago acompanhar os bons movimentos" e "Simão e Ronaldo aproveitarem o espaço interior para Portugal voltar a marcar". Isto porque "a Coreia não tem cultura defensiva".

Dito e feito. Aos 64' já os Navegadores haviam dobrado as tormentas: "Já tinha previsto que o jogo estava a ficar fácil. Agora, é importante que o Carlos mexa na equipa, porque ainda vamos a tempo de sermos primeiros no grupo". E o professor mexeu... fazendo descansar Tiago, Simão e Hugo Almeida.

Depósito do técnico não leva polémica

Mais do que pela ausência de golos e do consequente triunfo, a estreia de Portugal no Mundial ficou marcada pela prestação de Deco, dentro e fora do relvado. Críticas a Carlos Queiroz à parte, a performance do médio do Chelsea levou Jorge Jesus a considerar que Deco, "a gasóleo e com esta velocidade, não precisa de ser marcado".

Ontem, o treinador, de 55 anos, chutou a polémica para canto, fazendo questão de explicar o porquê de tão curiosa expressão. "Eu disse que o Deco anda a gasóleo porque ele acabou a época mal fisicamente. Digo isso aos meus jogadores muitas vezes e eles entendem o significado. Quer dizer que não estão com a intensidade exigida", esclareceu Jesus, antes de afiançar nova premonição: "Se o Tiago se mantiver a este nível, continuará a titular porque o Deco não tem este andamento."

Um Meireles bestial

Nunca a expressão de "bestial a besta" fez tanto sentido como ontem. Mesmo que invertida... A prestação de jogadores como Miguel, Simão ou Raul Meireles ameaçava colocar os nervos dos adeptos em franja, a cada passe errado ou a cada má receção. Mas eis que, num repente, o médio pontapeia a monotonia com o golo inaugural, exorcizando a ansiedade que se alastrava a todo o auditório.

O portista partiu depois para uma prestação de sonho, assistindo... Simão para o segundo. Sempre sob o olho de lince de Jorge Jesus, que muito antes havia falado de um Meireles "que sabe jogar neste 4x3x3 e ocupar os espaços como deve ser". Porque a crítica é implacável, o treinador do Benfica deu, consumada a cabazada com que Portugal aviou os norte-coreanos, o exemplo, deixando um alerta a todos aqueles que deixam de fora a razão, na hora de torcer apenas com o coração: "O homem do jogo foi o Raul Meireles. Temos de ir com calma. Chegou-se a um ponto em que até o valor do Ronaldo estávamos a colocar em causa só porque não marcava golos."

Reforços chegam já rodados


Jara e Gaitán, os reforços argentinos do Benfica para 2010/11, já estão em Lisboa e hoje começam a treinar-se, com quase uma semana de avanço em relação aos restantes jogadores do plantel. O avançado e o médio-ofensivo chegam, no entanto, já "rodados", uma vez que não descuraram a preparação durante as férias - ambos tiveram "personal trainer".

O ex-Arsenal Sarandí e o jogador contratado ao Boca Juniors chegaram a Lisboa provenientes de Buenos Aires, via Madrid, mas em voos separados, uma vez que não arranjaram bilhete para o mesmo avião.

Jara, de 21 anos, viajou acompanhado da namorada, Coki e enfrentou as câmara literalmente de boca fechada, seguindo à risca as indicações do Benfica para não falar. Isto ao contrário do que aconteceu à partida, em que expressou a ansiedade por começar a trabalhar de águia ao peito. Gaitán, esse, chegou sozinho e num voo diferente do empresário, José Rafael Irribarren. Hoje, os dois futebolistas sul-americanos, e também Aimar, estarão no Seixal à disposição de Jorge Jesus.

Desagradados com palavras de Luisão


Os responsáveis do Benfica ficaram bastante desagradados com as palavras de Luisão no final do encontro que opôs o Brasil à Costa do Marfim.

O subcapitão dos encarnados não gostou de saber pelos jornais que os encarnados recusaram oferta, de 12 milhões de euros, do At. Madrid pela contratação do internacional brasileiro. "Fiquei mesmo aborrecido pela maneira como o Benfica agiu, pelo facto de não me ter feito um telefonema e conversado comigo."

Luisão está concentrado no Mundial e os encarnados entendem que não o devem informar de tudo. Em novembro do ano passado, o defesa, de 29 anos, prolongou a ligação ao Benfica até junho de 2013. O vínculo anterior expirava em 2011.