terça-feira, 16 de setembro de 2008

Sidnei senta Katso


Quique Flores está a preparar a estratégia para o embate com o Nápoles, quinta-feira. O treinador do Benfica deverá apostar num onze com algumas surpresas. A maior é a inclusão de Sidnei no onze, enquanto Katsouranis deverá começar o jogo no banco.O internacional grego foi titular nos dois primeiros jogos oficiais da temporada, actuando ao lado de Luisão do eixo da defesa. Mas foi expulso frente ao FC Porto, obrigando o técnico espanhol a prescindir de um avançado (Cardozo), fazendo entrar um defesa (Sidnei).Quique Flores, que iniciou o treino de ontem com uma palestra, gostou da resposta do jovem central, contratado ao Internacional de Porto Alegre, numa fase em que as águias travavam o ataque portista. E tudo indica que promova a estreia a titular de Sidnei. Já Katsouranis deverá voltar a sentir o que é ser suplente – em dois anos na Luz, só duas vezes esteve no banco, a última das quais a 27 de Fevereiro último, ante o Moreirense, num jogo em que nem sequer foi utilizado.Pantera à soltaQuique Flores tem mais alterações na forja. Di María vem sendo testado no ataque, colmatando a vaga de Aimar. Para formar dupla com o argentino, a escolha deverá recair em David Suazo. Em vantagem sobre Nuno Gomes, o hondurenho deverá estrear-se de águia ao peito, integrando o onze. Finalmente, Javier Balboa perfila-se como o mais sério candidato a ocupar a ala direita do meio-campo.

Cinco tarefas para Quique


O Benfica fez o último jogo a 30 de Agosto, frente ao FC Porto. Só voltará a jogar quinta-feira, em Nápoles. Entre os dois desafios há um intervalo de 19 dias. Período aproveitado por Quique Flores para preparar a equipa para o ciclo de decisões e que só termina no início de Outubro, antes dos jogos das selecções.A primeira das cinco grandes tarefas do treinador espanhol é já na Taça UEFA. Desde o regresso aos palcos europeus, em 2003/04, o Benfica atingiu sempre, pelo menos, os oitavos-de-final das competições em que participou. Esta temporada, além do prestígio a defender, há um orçamento para cumprir e os encarnados prevêem chegar aos quartos-de-final. Logo, torna-se imperioso ultrapassar não só a equipa napolitana, como a fase de grupos da Taça UEFA.

Recuperar terreno

A tarefa afigura-se hercúlea. A equipa encarnada tem de lutar contra a tradição para ultrapassar o Nápoles: eliminar uma equipa italiana é coisa que não acontece desde 1985/86, quando os comandados por John Mortimore afastaram a Sampdoria.No plano interno, o nível de exigência mantém-se elevado. Com 4 pontos perdidos nas duas primeiras jornada do campeonato, os encarnados têm de recuperar terreno para os principais rivais na luta pelo título. Em busca da primeira vitória, o Benfica visita o Paços de Ferreira já no reatamento da Liga, actuando num estádio onde ganhou na temporada passada.No final do mês, e depois do empate frente aos dragões, novo duelo com candidato, o Sporting. A última vitória caseira frente ao vizinho foi em Maio de 2005. Ou seja, há três anos e meio...

Juventus deve rescindir com Jorge Andrade


A aventura do português Jorge Andrade, de 30 anos, na Juventus parece estar a chegar ao final. De acordo com a imprensa italiana, o clube prepara a rescisão do contrato, que apenas termina em Junho de 2010.A contas com diversos problemas num joelho, Andrade está parado há perto de um ano e não tem sido mais do que um nome na lista do treinador bianconero. Por este motivo, a direcção da Juve deverá em breve accionar uma cláusula elaborada pela FIFA que permite rescindir contrato se um jogador se encontrar indisponível por um período superior a seis meses. O português não só está parado há perto de um ano, como só deverá regressar dentro de nove meses.

Cardozo de volta aos treinos


O treino desta terça-feira do Benfica já contou com a presença de Cardozo, que esteve afastado dois dias do grupo por falta de empenho na sessão de trabalho de sábado.O treino, último realizado em Portugal de preparação para o jogo de quinta-feira com o Nápoles, começou às 11.15 e foi acompanhado por Rui Costa.À semelhança do que aconteceu ontem, David Luiz fez trabalho de ginásio e Pablo Aimar prosseguiu, no relvado, o trabalho de integração progressiva. A lista de convocados para o encontro da Taça UEFA é conhecida após o treino.A viagem para Itália está marcada para amanhã de manhã.

Cardozo de regresso


Oscar Cardozo vai voltar a treinar terça-feira com o plantel do Benfica, revelou Rui Costa, director desportivo do clube, que assim anunciou o fim do castigo ao avançado paraguaio,excluído do colectivo encarnado no sábado.Rui Costa, em declarações à SportTV, confirmou a existência do castigo, mas reforçou que a situação está ultrapassada: "Ele aceitou [o castigo], pediu desculpas e o episódio está concluído", disse, revelando que Cardozo estará no Seixal para o treino de conjunto do final da tarde. "Há regras para cumprir. Não foi alvo de processo. Foi punido, como serão todos os que não cumprirem as regras. Fica a informação de que amanhã já vai treinar", enfatizou Rui Costa, sem explicar em concreto os motivos que levaram o treinador Quique Flores a afastá-lo do colectivo.O Benfica já prepara a sua participação na Taça UEFA, com um treino no Seixal próximo da hora do jogo (18 horas), mas o paraguaio não é sequer opção para o jogo de quinta-feira em Nápoles (Itália), já que está castigado nas competições europeias. Com efeito, Cardozo foi expulso na eliminatória da Taça UEFA 2007/2008 perdida pelo Benfica ante o Getafe (Espanha) e ainda não pode regressar à competição. Poderá ser, no entanto, opção para o jogo com o Paços de Ferreira, dia 22 na Mata Real.

Irmãos de armas


Amigos de longa data, adeptos fervorosos do mesmo clube, o Rosario Central, a mesma tatuagem e a Argentina como pátria. Angel di María e Ezequiel Lavezzi cresceram na mesma cidade (Rosario). Encontraram-se na selecção olímpica da Argentina, tendo conquistado a medalha de ouro em Pequim. São ambos adeptos do Central (o emblema está tatuado no corpo dos dois), embora só o benfiquista tenha representado aquele clube, antes de ser contratado pelo Benfica. Mas quis o destino que se cruzassem na Taça UEFA, defendendo emblemas diferentes.O Estádio San Paolo vai, por isso, marcar um duelo de dois amigos argentinos, que começam a destacar-se nas suas carreiras. Defendendo os mesmos ideais argentinos, Lavezzi brilha no Nápoles mas ainda não atingiu o estrelato na selecção.Di María percorre o trajecto inverso, pois destacou-se em Pequim, ao serviço da Argentina, não tendo ainda assegurado papel indiscutível na equipa do Benfica.Lavezzi evoluiu nas camadas jovens do Boca Juniors e depois seguiu para San Lorenzo, embora o sonho fosse jogar pelo Rosario Central, clube onde Di María despontou antes de rumar à Europa.Agora, as armas estão divididas e cada um lutará pela qualificação. A Taça UEFA dividi-los durante 180 minutos; Rosario une-os para toda uma vida

Sport TV também transmite jogos de Benfica e Marítimo


Ficou esta terça-feira a saber-se que os jogos de Benfica e Marítimo, marcados para quinta-feira, também serão transmitidos em directo pela Sport TV.

Jogos das equipas portuguesas nas competições europeias

Barcelona-Sporting , hoje 19:45, RTP1

Porto-Fenerbahçe, amanhã 19:45, Sport TV1

Portsmouth-Guimarães, 5.ª feira 18:00, Sport TV1

Nápoles-Benfica, 5.ªfeira, 20:00, Sport TV1

Braga-Artmedia, 5.ª feira, 20:30 Marítimo-Valencia, 5.ª feira, 21:00, Sport TV2

Setúbal-Heerenveen, 5.ª feira, 21:00