quinta-feira, 17 de junho de 2010

Imagem do dia


Bloemfontein, 17 de junho de 2010 - Eis um sinal que deveria estar espalhado em todos os estádios do Mundial'2010. Todavia, encontra-se afixado apenas num centro comercial...

Malouda: «Resta-nos jogar para resgatar a honra»


O avançado francês Malouda, na primeira análise ao jogo com o México, demonstrou resignação com a derrota por 2-0, um resultado que praticamente elimina a seleção bleu do Mundial'2010.

"Resta-nos jogar para resgatar a nossa honra. É uma pena termos perdido assim. A quente, é difícil encontrar uma explicação, mas, aconteça o que acontecer, não podemos sair da competição sem vencer um jogo", afirmou o jogador do Chelsea.

México vence (2-0) e deixa França em maus lençóis


O México bateu a França por 2-0, no jogo que encerrou a segunda jornada do Grupo A do Campeonato do Mundo, e ficou a um empate dos oitavos-de-final. Gauleses partem para a derradeira ronda dependentes de terceiros.

Finalista no último Mundial, a França está na iminência de despedir-se de forma precoce do Campeonato do Mundo que decorre na África do Sul. Esta noite, nova exibição cinzenta dos comandados de Raymond Domenech, na linha do que haviam mostrado com o Uruguai (0-0), ditou desaire comprometedor com o México.

Já os «tricolores» repetiram a boa imagem deixada no jogo de estreia com a África do Sul (1-1), superiorizando-se a um crónico candidato à vitória final.

Com um futebol rápido e envolvente, a formação orientada por Javier Aguirre foi sempre a mais perigosa sobre o terreno de jogo.

O marcador só funcionou na etapa complementar, com golos apontados por Javier Hernandez (64) e Blanco (79), este na marcação de uma grande penalidade que deixou muitas dúvidas.

Contas feitas, o México passa a somar quatro pontos no segundo lugar do Grupo A, em igualdade com o Uruguai, que lidera por não ter sofrido qualquer golo.

A França queda-se pela terceira posição com apenas um ponto – está a repetir a caminhada desastrosa no Mundial da Coreia/Japão, em 2002, do qual se despediu na fase de grupos com apenas um ponto somado e um golo marcado.

Os gauleses ficam por isso obrigados a vencer a África do Sul no próximo dia 22 se ainda quiserem sonhar com os oitavos-de-final, sendo certo que terão de esperar, também, por uma derrota de Uruguai ou México - selecções que precisam apenas de empatar para carimbar o "passaporte" para a fase seguinte do certema africano.

Éder Luís perto do Flamengo


É forte a disputa por Éder Luís, jogador que parece não ter espaço no plantel do Benfica para a nova época. O Flamengo é o mais recente interessado em contar com o jogador e o técnico Rogério Lourenço até diz que tudo está bem encaminhado.

Em declarações prestadas à imprensa brasileira, Rogério Lourenço diz ainda que as negociações podem «demorar mais uma semana ou, então, surgir uma boa surpresa até ao final do dia». Ou seja, a qualquer momento o jogador poderia ser anunciado oficialmente como reforço do Flamengo.

Éder Luís tem sido associado também ao interesse de outros clubes brasileiros (Vasco e Grémio) e também ao Al-Shabab, dos Emirados Árabes Unidos.

Binya assinou pelo Neuchâtel Xamax


Terminou a ligação de Gilles Binya com o Benfica.

O camaronês, que tinha contrato com os encarnados por mais uma época, rescindiu e vinculou-se por três anos com o Neuchâtel Xamax, clube suíço onde actuou na última temporada por empréstimo do emblema da águia.

Binya, com 25 anos, chegou à Luz, recorde-se, a pedido de José Antonio Camacho, aquando da sua segunda passagem pela Luz em 2007/08, e jogou com alguma regularidade no meio-campo (39 jogos em todas as competições).

Perdeu espaço com Quique Flores e posteriormente seria cedido com Jorge Jesus, que voltava agora a não contar com o internacional camaronês. Sai a custo zero, mas a SAD acaba por poupar um ano em salários.

Real Madrid: «Oxalá se confirme»


O internacional argentino Angel Di María, do Benfica, esclareceu que não falou com ninguém sobre o seu futuro, mas voltou a admitir que gostava de jogar ao serviço do Real Madrid.

De acordo com o Marca, após o fim da partida frente à Coreia do Sul, Di María negou que estivesse em conversações com algum clube. No entanto, não escondeu o desejo de jogar no colosso «merengue»: «Não falei com ninguém, mas oxalá se confirme a ida para o Real Madrid»

Entretanto, o jornal Mundo Deportivo, de Barcelona, assegura que a transferência ficou definitivamente acertada na tarde desta quinta-feira, com o Real Madrid a pagar 35 milhões de euros ao Benfica e ainda a ceder o avançado Rodrigo Moreno.

Grécia vence (2-1) e complica contas da Nigéria


A Grécia conquistou hoje a primeira vitória numa fase final de um Campeonato do Mundo ao vencer (2-1) a Nigéria na jornada do Grupo B. Os africanos estiveram a vencer mas a expulsão de Kaita (34m) deitou tudo a perder, permitindo aos helénicos a reviravolta no marcador.

A formação africana adiantou-se no marcador aos 16 minutos com um golo de Uche, de livre directo, numa altura em que a Grécia dominava o meio-campo e visava mais a baliza adversária.

A pressão grega manteve-se e aos 34 minutos, Kaita viu cartão vermelho directo depois de pontapear Torosidis fora das quatro linhas. O domínio da Grécia acentuou-se e Salpingidis apontou o golo do empate já perto do apito para o intervalo.

Na segunda parte, o jogo esteve mais aberto e, apesar de estar em inferioridade numérica, a Nigéria tentou chegar novamente à vantagem o que podia ter acontecido aos 59 minutos: num contra-ataque rápido, Yakubu apareceu isolado na área e atirou para defesa de Tzorvas. Na recarga, Obasi falhou o golo de baliza aberta.

Do outro lado, Enyeama realizou a defesa da tarde ao desviar para canto um cabeceamento perigoso de Samaras (69m) na sequência de um canto. O guardião nigeriano não esteve bem ao realizar, pouco depois, uma defesa incompleta após remate de Tziolis de fora da área, permitindo a Torossidis, que surgiu oportuno, o segundo golo da Grécia.

Katsouranis e Karagounis, antigos jogadores do Benfica, foram os mais rematadores da Grécia, selecção que mais atirou à baliza adversária: 27 remates contra da apenas 10 da Nigéria. Echiéjilé, médio nigeriano contrato neste defeso pelo Sporting de Braga, entrou aos 55 minutos, mas acabou por sair lesionado aos 77.

Com este resultado, a Grécia é terceira classificada no Grupo B com os mesmos três pontos da Coreia do Sul que hoje foi goleada (4-1) pela Argentina. A Nigéria ainda não somou qualquer ponto mas pode ainda chegar ao segundo lugar e aos oitavos-de-final, tendo para isso que vencer a Coreia do Sul e esperar que a Argentina vença a Grécia na derradeira jornada. Caso de verifiquem estes resultados, o apurado decide-se pela diferença de golos marcados e sofridos.



«Este deve ser o Mundial da Argentina» – Messi


O internacional argentino Lionel Messi, após a goleada frente à Coreia do Sul (4-1), acredita que este «deve ser o Mundial da Argentina».

«Estivemos bem. Conseguimos concretizar as oportunidades criadas, algo que não aconteceu frente à Nigéria. Estamos satisfeitos por continuarmos na corrida à qualificação. Fizemos um bom jogo e marcámos quatro golos. Estou tranquilo, joguei e ganhámos. Este deve ser o Mundial da Argentina», realçou Messi.

O avançado argentino ainda não marcou no Mundial, mas o avançado não está preocupado com essa situação: «A minha eficácia vai regressar, não estejam preocupados. Tive algumas oportunidades, só que não marquei. Higuaín criou perigo e marcou, pelo que estou feliz por ele e por nós.»

«Fomos implacáveis» - Maradona


O seleccionador argentino não podia estar mais satisfeito com o rendimento da sua equipa. O passo firme rumo aos oitavos-de-final está dado e Maradona perde-se em elogios aos jogadores que tem sobre o seu comando.

«Fizemos um grande jogo e fomos implacáveis», começou por dizer El Pibe, após a goleada imposta à Coreia do Sul (4-1). «Estiveram todos muito bem. Tenho 23 feras que estão apenas dependentes de entrar em campo para fazer o melhor pela Argentina. Isso deixa-me tranquilo e feliz», atirou, salientando que, depois do jogo de estreia frente à Nigéria (vitória por 1-0), a «equipa merecia um jogo destes».

Não faltou também o já habitual momento caricato sempre que Maradona fala à Imprensa. Desta feita, foi questionado sobre as muitas manifestações de carinho para com os seus jogadores ao longo dos jogos. El Pibe esclareceu: «Eu gosto de mulheres! Estou com Verónica, que tem 31 anos, é loira e muito bonita. Aos jogadores, apenas lhes agradeço.»

Depois de alguns sorrisos, lá prosseguiu num tom mais sério, garantindo que a ideia é continuar no caminho das vitórias e boas exibições, sem pensar no adversário que surge pela frente. «E se encontrar coisas negativas, de certeza que não vamos dizer em público. Interessa, por isso, felicitar os rapazes, porque voltaram a fazer um grande trabalho», atirou.

«Estamos cá para ganhar o Mundial» – Higuaín


O avançado Gonzalo Higuaín, autor de três golos na vitória da Argentina sobre a Coreia do Sul (4-1), reconheceu o clima de confiança que reina na selecção sul-americana.

«Estou muito contente, mas é preciso manter a calma. Vamos saborear tranquilamente a vitória. Sabíamos que iríamos ter ocasiões e era preciso marcar. Temos de manter a cabeça fria e não senti pressão. Marcar é algo normal para um avançado, sobretudo na selecção», afirmou Higuaín.

O avançado, do Real Madrid, acredita nas potencialidades da sua selecção para vencer o Mundial: «Já estamos a pensar no próximo jogo. Estamos cá para ganhar o Mundial, mas é necessário continuar a trabalhar e manter a moral. A última vez que marquei três golos? Não me lembro.»

Argentina goleia (4-1) Coreia do Sul



A Argentina deu esta tarde um passo de gigante rumo aos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Futebol, ao vencer (4-1) a Coreia do Sul, com três golos de Higuaín.

A equipa de Diego Armando Maradona nem precisou de empenhar-se muito para conquistar os três pontos. Logo aos 17 minutos, Chuyong introduziu a bola na própria baliza, após livre marcado por Messi.

A ganhar, a Argentina ampliou a vantagem com naturalidade aos 33 minutos, numa cabeçada oportuna de Higuain, jogador que viria a ser a grande estrela da partida, ao marcar mais dois golos.

Perto do intervalo, num dos poucos erros defensivos dos argentinos – já sem Walter Samuel, que saiu lesionado – a Coreia do Sul marcou através de Chung-Yong.

Já na segunda parte, dois golos de Higuain (76 e 80) selaram o marcador.

A Argentina garante matematicamente o apuramento se Grécia e Nigéria empatarem. Caso uma das equipas vença, bastará aos comandados de Maradona empatarem o último jogo, isto apesar de teoricamente poderem até perder desde que por margem curta, já que têm neste momento o impressionante score de 5 golos marcados e 1 sofrido.



ARGENTINA - Sérgio Romero, Jonás Gutiérrez, Martin Demichelis, Walter Samuel, Heinze, Maxi Rodriguez, Mascherano, Di Maria, Messi, Tevez, Higuaín

COREIA DO SUL - Jung Sung-Ryong, Cho Yong-Hyung, Lee Jung-Soo, Oh Beom-Seok, Lee Young-Pyo, Park Ji Sung, Ki Sung Yueng, Kim Jung-Woo, Lee Chung-Yong, Yeom Ki-Hun, Park Chu Young

Reforços vêm segunda-feira


Franco Jara e Nicolás Gaitán chegam segunda-feira a Lisboa, a fim de iniciarem a preparação para a nova temporada. Os dois reforços argentinos garantidos pelos encarnados antecipam-se, assim, aos restantes jogadores, uma vez que os trabalhos, na Luz, arrancam dia 28.

Avançado, Jara foi contratado ao Arsenal Sarandí, ao passo que Gaitán, médio-ofensivo, foi revelação do Boca Juniors. Ao anteciparem a chegada a Lisboa, podem começar o processo de adaptação à nova realidade que vão encontrar.

Jesus a dobrar


"Não vou desiludir quem confiou em mim". Há precisamente um ano, Jorge Jesus entrava na sala de imprensa do Estádio da Luz acompanhado de Luís Filipe Vieira e Rui Costa e confiante em recolocar o Benfica no trilho das vitórias. Prometia, ainda, que a equipa iria jogar o dobro da temporada anterior. Conquistado Portugal, JJ sonha em atingir o topo da Europa.

"Vim para ganhar títulos. Sei que é isso que os sócios querem e não os vou desiludir! Vim para fazer parte da história do clube e posso dizer que não o fiz por questões económicas, pois vou auferir o mesmo que no Sp. Braga. O que me levou a aceitar foi a convicção de que vou ser campeão nesta casa. Penso que é um objetivo realista", afirmava então o treinador nascido na Amadora há quase 56 anos (24 de julho de 1954).

A 17 de junho de 2009, o Benfica estava em período eleitoral. Vieira concorria ao terceiro mandato como presidente do clube, mas a SADpermanecia em funções. Dessa forma, o líder e o diretor-desportivo apostavam num técnico português e experiente, rompendo com o que havia sido tradição recente - Fernando Santos fora exceção entre estrangeiros.

JJ levava a lição bem estudada. "Sei que vou ser o 18.º treinador a ganhar o título de campeão", afirmava ao final da tarde daquela quarta-feira. Qual pagador de promessas, a 9 de maio último os adeptos encarnados lotaram o Estádio da Luz para assistir à partida com o Rio Ave (2-1) e festejarem a conquista do 32.º título de campeão nacional.

Para trás ficava uma temporada marcada por números como há muito não se via no reino encarnado. Em 51 jogos oficiais, o Benfica ganhou 38 (74,5 por cento), empatou 7 e perdeu 6. Em golos, a diferença foi esmagadora: 124 marcados e 37 sofridos, o que ficou a dever-se aos inúmeros triunfos gordos obtidos. Quanto a troféus, juntou a Taça da Liga ao Campeonato. Também aqui foi o dobro, já que Quique Flores apenas arrebatara a primeira.

Dois espinhos

Como qualquer rosa, a temporada das águias teve os seus espinhos. A eliminação da Taça de Portugal, em casa (0-1), diante do V. Guimarães, foi o primeiro. O segundo viria já em abril: a goleada (1-4) sofrida no reduto do Liverpool colocou ponto final no sonho das águias em chegar à final da Liga Europa.

Nessa altura o Benfica lutava, palmo a palmo, com os arsenalistas pela vitória no campeonato e Jesus optou claramente pela competição interna. A meta, essa, apenas seria cortada em primeiro lugar na última jornada.

Jesus, no entanto, alimenta o sonho europeu e já subiu a fasquia para a nova época, cuja preparação arranca a 28 de junho. "Na Champions, tudo será diferente. Quero ser campeão nacional outra vez na próxima temporada, mas se tiver a oportunidade de ser campeão europeu não vou pensar duas vezes."

Os dados estão lançados. Desde 1984 (Sven-Goran Eriksson) que os encarnados não conseguem vencer dois campeonatos consecutivos; na Champions, o melhor que alcançaram foi os quartos-de-final, em 2005/06 (Ronald Koeman). De objetivo em objetivo, Jesus propõe-se desafiar a história.

Roberto: «Posso garantir pontos»


Ainda não é oficial, mas Jorge Jesus já assumiu publicamente que Roberto vai ser reforço do Benfica para a próxima temporada. Pronto para o desafio que o espera, o guarda-redes espanhol quer tornar-se uma referência da baliza das águias e garantiu que pode assegurar pontos, requisito que JJ considerava indispensável.

"Com muito trabalho, humildade e uma pontinha de sorte posso garantir pontos. Trabalho sempre no duro e penso que posso ajudar a equipa do Benfica".

Roberto é um guarda-redes que impressiona pela sua estampa física (1,92), algo que vem desde "pequenino". "Quando era miúdo sempre fui maior que os meus colegas, já era alto. Essa é uma das minhas principais armas, que me ajuda no jogo aéreo e transmite segurança à equipa. Mas tenho outras características, sou muito trabalhador e humilde e estou sempre ciente da responsabilidade. Num clube grande como o Benfica isso é importante", resumiu.

Feliz

O internacional pelas camadas jovens da Espanha encontra-se a gozar um período de férias em Tenerife, depois de uma época desgastante onde foi peça basilar na recuperação que o Saragoça encetou na Liga Espanhola.

O guardião, de 24 anos, espera "com paciência" a conclusão do negócio com o Benfica e garantiu que neste momento o seu empresário é que "está a tratar de tudo". Porém, Roberto mostrou-se identificado com a realidade do Benfica e não poupou elogios ao clube. "Têm uma falange de adeptos incrível, é o maior clube em Portugal e um dos grandes da Europa", assumiu. E, se vier para Lisboa, o guardião vai poder voltar a competir na prova mais importante da UEFA.

"Jogar a Liga dos Campeões é algo que todos os jogadores ambicionam e eu não fujo à regra. No ano passado alinhei alguns minutos com o FC Porto mas saí lesionado. Este ano quero voltar a jogar", concluiu.

Crianças pagam bilhete


O Benfica já anunciou os preços dos bilhetes para os dois jogos da final do playoff de futsal, a disputar com o Sporting sábado e domingo, no pavilhão da Luz. Com um pormenor, pouco habitual: as crianças também pagam para entrar. Um euro os sócios criança, 2 euros os sócios menores, e 3,5 euros o público criança! Restantes preços: 1,5 euros para os sócios de quota modalidades, 3 euros para sócios e 6 euros para o público.

Esta semana, em declarações à Benfica TV, o secretário técnico do futsal encarnado, João Pedro Ferreira, disse contar com casa cheia: "Já sentimos um grande apoio dos nossos adeptos em Loures e, agora, jogando em nossa casa, com o pavilhão cheio a gritar pelo Benfica, de certeza que vai ser mais um fator de motivação para conseguir conquistar o campeonato nestes dois jogos que faltam."

Entretanto, o Sporting colocou ontem à venda os ingressos para os dois jogos, no Multidesportivo do Estádio de Alvalade. Em três fases: para portadores da Game Box Futsal (hoje); para sócios (amanhã); para adeptos (sábado).

Vieira negoceia Rodrigo em Madrid


Luís Filipe Vieira esteve esta quarta-feira reunido com Florentino Perez, na capital espanhola, com vista a ultimar a transferência de Rodrigo para a Luz. O negócio com os merengues está praticamente concluído e tudo indica que o promissor avançado espanhol, de 19 anos, vai mesmo vestir as cores do Benfica na próxima temporada.

A ida de Di María para o Real Madrid foi igualmente abordada no encontro entre os dois presidentes e também neste particular reinou o consenso. O negócio deverá ser fechado já no decorrer da próxima semana.

Um grande pé esquerdo

Rodrigo Moreno Machado é um dos jovens mais promissores dos merengues mas não tem espaço no plantel de José Mourinho. O jogador tem 19 anos e alinhava na segunda equipa madridista, tendo sido adquirido ao Celta de Vigo no final da temporada 2008/09.

É um avançado rápido, móvel e possui uma grande capacidade goleadora, aparecendo facilmente em zonas de finalização. Ao serviço da equipa do Real Madrid Castilla realizou 18 jogos, apontou 5 golos e tem no seu pé esquerdo uma das principais armas.

O atleta nasceu no Brasil mas optou por ter cidadania espanhola já que veio para o país muito cedo. Aliás o esquerdino já conta com 5 internacionalizações pela seleção Sub-19 espanhola, tendo marcado em 4 ocasiões.