sábado, 19 de junho de 2010

Substituto para Di María procura-se!


Gaitán é hipótese mas Jesus quer mais. SAD atenta ao mercado Treinador... ofereceu-se.

Angel Di María está a um curto passo de ser confirmado como jogador do Real Madrid, o que deve suceder nos próximos dias - o mais tardar até final desta semana - e na Luz procura-se alternativa à altura do novo galáctico de Mourinho. Jesus tem várias opções à sua disposição, mas já alertou a SAD... que pretende um novo jogador para aquele sector.

Alguém que faça a diferença, experiente e decisivo, como Di María muitas vezes o foi. Afinal foi o próprio treinador que admitiu publicamente que «foram muitos os jogos em que Di María carregou a equipa às costas».
Jesus pretende, por isso, um novo «carregador» para a equipa, um extremo canhoto puro.

À primeira vista pode pensar-se que Nicolás Gaitán, reforço contratado ao Boca Juniors da Argentina, será o substituto natural. Efectivamente desempenha esse lugar, mas os terrenos que “Nico” mais gosta de pisar são outros, sobretudo no meio, como segundo avançado, ou mesmo na direita. É um polivalente e isso naturalmente agrada a Jesus, mas se a SAD disponibilizar um esquerdino puro, Gaitán será sempre primeira opção para outros sectores.

Anelka recusa pedir desculpa e é expulso do grupo


A Federação Francesa de Futebol (FFF) já confirmou oficialmente a expulsão do avançado Nicolas Anelka do grupo que está na África do Sul para a disputa do Campeonato do Mundo. Em causa, insultos dirigidos ao seleccionador Raymond Domenech no intervalo do jogo com o México.

Já não bastava os resultados nos dois primeiros jogos do Mundial (um empate e uma derrota, colocando em sérios riscos a qualificação para os oitavos-de-final). Agora, o grupo de jogadores fica reduzido a 22 jogadores, perdendo o avançado que foi titular.

Para justificar a decisão, a FFF emitiu um comunicado a considerar «totalmente inaceitáveis para o futebol francês e para os valores que este defende» as palavras dirigidas por Anelka ao seleccionador. Como tal, o presidente do organismo solicitou ao avançado para apresentar as suas desculpas.

«Após a recusa do jogador em fazer esse pedido público, a FFF tomou a decisão em pleno acordo com o seleccionador e os restantes membros da delegação francesa de excluir Nicolas Anelka do grupo», pode ler-se no comunicado. O jogador abandona o local do estágio pela noite deste sábado.

Sporting vence na Luz e fica na frente


O Sporting adiantou-se ao Benfica na final do “play-off” do Nacional da I Divisão, depois de vencer este sábado no pavilhão na Luz no desempate através de grandes penalidades (5-3, após 4-4 no prolongamento).

Os «leões» somam assim a segunda vitória após três jogos disputados nesta final a cinco. O próximo jogo é já este domingo, novamente na «casa» do Benfica.

O marcador só funcionou a partir da segunda parte, com os «encarnados» fazerem dois golos de rajada, por Joel Queirós e César Paulo, respectivamente. Caio reduziu para o Sporting, mas logo depois Pedro Costa devolveu a diferença de dois golos aos «encarnados». A formação de Alvalade, porém, não desistiu e logrou a igualdade (Cardinal e Divanei), levando a partida para prolongamento. Pedro Costa voltou a adiantar o Benfica, mas Cardinal também «bisou», na conversão de livre.

A decisão foi para os penalties, na qual Arnaldo, no quarto remate para o Benfica, permitiu a defesa do guarda-redes Cristiano. João Matos, logo a seguir, deu a vitória ao Sporting.

«Ganhar ao Japão é um resultado magnífico» - Sneijder


Wesley Sneijder marcou o golo que garantiu o triunfo da Holanda frente ao Japão e foi considerado homem do jogo pela FIFA. Mesmo assim, o médio reconheceu o valor do adversário que proporcionou um jogo «muito difícil».

«Foi uma partida muito difícil, sobretudo ao princípio. O Japão aplicou-se com muita firmeza ao início. Na segunda parte continuámos com o nosso empenho e sufocámos mais. Conseguimos marcar e depois garantir a vitória», explicou Sneijder, campeão da Europa ao serviço do Inter.

O médio vincou mesmo que «ganhar ao Japão é um resultado magnífico». «Dominámos a partida, mas é um complicado enfrentar uma equipa como o Japão, rápida e forte», reforçou.

A «laranja mecânica» está já com um pé na próxima fase, mas Sneijder é cauteloso: «Temos seis pontos, mas é preciso esperar pelo último jogo, apesar de estarmos muito bem para alcançar os oitavos-de-final».

Eusébio: «Tem de ser o coletivo a resolver»


Eusébio marcou presença no treino deste sábado da Seleção Nacional e recordou o mítico confronto entre Portugal e Coreia do Norte, nos quartos-de-final do Mundial de 1966, em que marcou 4 golos, dando corpo à magnífica reviravolta no marcador, depois de a equipa asiática ter estado a vencer por 3-0.

A lenda do futebol português reconhece que aquele foi "um dia especial", mas considera ter-se tratado de uma exceção à regra, pois, defende, os jogos devem ser decididos pelo coletivo e não individualmente.

"Há dias especiais na nossa vida e aquele foi, de facto, um dia especial para mim. Mas o importante é pensar que não é um jogador apenas que resolve, tem de ser a equipa toda. Naquela altura [1966], a equipa tinha um líder, que era Mário Esteves Coluna", diz Eusébio, que expressa um desejo para segunda-feira: "Espero que não se repitam os primeiros 23 minutos do jogo de 1966, em que Portugal estava a perder por 3-0, e que seja a Seleção Nacional a marcar primeiro. Portugal precisa desta vitória e acredito que vai consegui-la. O 1-0 já chega".

Vieira em Madrid na próxima semana


Luís Filipe Vieira vai voltar a Madrid durante a próxima semana, para fechar os negócios pendentes com o Real, sobretudo no que diz respeito à venda de Di María aos merengues e a contratação dos jovens Rodrigo, Marcos Alonso e Alípio ao emblema da capital espanhola.

O acordo entre o presidente benfiquista e Florentino Pérez, o seu homólogo do Real, conheceu avanços nos últimos dias, especialmente depois da viagem de Vieira a Madrid na quarta-feira, mas ainda faltam alguns detalhes para selar definitivamente um princípio de acordo existente há muito tempo entre ambas as partes.

Vieira não quer abdicar do pagamento integral da cláusula do argentino [40 milhões], mas Florentino Pérez mostrou-se intransigente em subir o valor oferecido há alguns dias, situado nos 35 milhões, aliás como noticiámos há algum tempo. A verdade é que o negócio de DiMaría vai mesmo fazer-se e o anúncio será feito nos próximos dias, depois de uma derradeira deslocação do presidente encarnado a Madrid.

Mais

À margem desta negociação está a decorrer outra entre os dois emblemas, que envolve os três jovens do Real Madrid.

O avançado Rodrigo, de 19 anos, é, neste momento, o que está mais perto da Luz, existindo já um entendimento entre os dois clubes visando a transferência do jogador.

De qualquer forma, as conversações entre Benfica e Real não se esgotam por aqui e o entendimento total em relação a Di María poderá fazer com que também os negócios que envolvem o lateral-esquerdo Marcos Alonso e o atacante Alípio fiquem fechados nos próximos dias. A confirmar-se este cenário, os jogadores estarão em Lisboa a tempo do arranque da nova época.

Festa do Maracanã sem encarnados


O Flamengo confirmou ontem que o Benfica vai jogar a 29 de julho no aniversário dos 60 anos do Maracanã, mas este jogo, que esteve marcado para maio, não se vai realizar. Na altura faltaram garantias de pagamento por parte do organizador, situação que se mantém, com uma agravante: não há datas.

A equipa de Jorge Jesus joga no dia 27 de julho com o Sunderland e no dia 30 arranca o Torneio doGuadiana. Difícil, portanto a viagem das águias.

Deco em dúvida para defrontar a Coreia do Norte


Deco falhou o treino desta manhã da Selecção nacional, assim como Simão Sabrosa e os guarda-redes Eduardo e Daniel Fernandes. Porém, o luso-brasileiro poderá estar em risco para o jogo de segunda-feira, diante da Coreia do Norte.

A lesão de Deco, um torção na anca esquerda, foi contraída no final do treino da véspera. O jogador não se treinou e está em sérias dúvidas para aquele que será o segundo jogo da Selecção no Mundial, agendado para segunda-feira, diante da Coreia do Norte.

Também ausente do treino esteve Simão, que fez trabalho de manutenção no ginásio, pelo que não haverá qualquer problema que o coloque em risco. O mesmo acontece com os guarda-redes Eduardo e Daniel Fernandes, que estiveram a contas com desarranjos intestinais.

Após o treino, há a habitual conferência de Imprensa com um jogador. Pela tarde, mais concretamente pelas 19.30 horas, está agendada a partida para a Cidade do Cabo, onde se jogará o encontro frente aos norte-coreanos.

Roberto assina sexta-feira


Só falta colocar o preto no branco. Roberto tem praticamente tudo acertado com as águias, faltando apenas a assinatura do contrato, que deverá ocorrer na "próxima sexta-feira", segundo afirmou o empresário do atleta, Juan Manuel Lopez.

"Vamos para Portugal na próxima semana para concretizar definitivamente o negócio. Mas já está quase tudo selado".

Neste momento, o acordo com o guarda-redes já está consumado, e apenas é necessário que o Benfica "acerte alguns pormenores com o Atlético Madrid", clube que detém o passe do guardião espanhol, de 24 anos.

No entanto, o empresário descansa os adeptos encarnados e garante que, mesmo faltando assinar o contrato, não vai haver qualquer imprevisto de última hora, pelo que o guardião vai mesmo vestir de águia ao peito nas próximas temporadas.

"O Roberto já não foge ao Benfica. Não há qualquer tipo de hipótese do negócio não se concretizar", afiançou Juan Manuel Lopez.

Aliás, o técnico Jorge Jesus teceu rasgados elogios ao guarda-redes na última terça-feira, após o jogo de Portugal e a Costa do Marfim, referindo-se ao atleta como um reforço garantido para o plantel de 2010/11.

Por confirmar está a quantia que a formação lisboeta terá de despender para contratar o jovem guarda-redes, sendo que o negócio deverá rondar os 7 milhões de euros.

Paciente

Enquanto o negócio não fica concluído, Roberto continua a gozar os últimos dias de férias em Tenerife, após uma época desgastante, onde ajudou o Saragoça a permanecer na primeira liga espanhola.

O guarda-redes espera tranquilamente que os últimos pormenores da transferência sejam finalizados, não escondendo a alegria por defender as redes encarnadas.

"O Roberto não cabe em si de contente. Está muito feliz por ter esta oportunidade na carreira de representar um clube como o Benfica. Mas também ele é um guarda-redes de grande qualidade", confessou o representante.

Encarnados defrontam Flamengo no Maracanã


O Benfica vai defrontar o Flamengo, no dia 29 de julho, num particular inserido nas comemorações do 60.º aniversário do mítico Estádio do Maracanã. A informação foi avançada na quinta-feira pelo jornal desportivo brasileiro "Lance".

A comitiva encarnada chega ao Rio de Janeiro no dia 27 de julho, seguindo para São Paulo depois do encontro (marcado para às 19.30 horas, 15.30 em Portugal continental) com o Flamengo.