sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Villarreal goleia Juventus


Os espanhóis do Villarreal foram ontem a Itália impor uma goleada de 4-1 à Juventus, em partida de caráter particular realizada em Salerno.

Com o português Tiago a entrar só na segunda parte na formação de Turim, a Juve viu Carzola abrir o marcador ainda na primeira parte. Nilmar, que se estreou ao serviço do Villarreal, fez o 2-0, e Robert Pires dilatou a vantagem. Amauri reduziu para os italianos, mas o mesmo Pires fez o 4-1.

Brasil muda calendário dos campeonatos



Mudanças de fundo à vista no futebol brasileiro: os calendários futebolísticos do país vão passar a reger-se pelos calendários europeus, já a partir de 2011.

A ideia foi defendida por Lula da Silva, presidente da república, na semana passada e hoje acordada entre o próprio e os responsáveis da Confederação Brasileira de Futebol.

A ideia de Lula é simples: não faz sentido que os campeonatos no Brasil continuem a decorrer de Maio a Dezembro e que, a meio da época, alguns clubes vendam jogadores para clubes europeus, desvirtuando, assim, a lógica da competição.

A CBF deverá apresentar uma proposta final para o projecto no espaço de um mês, ficando a mesma dependente da aprovação dos clubes, que têm já acordos comerciais assinados.

Luisão e Ramires na convocatória de Dunga


O seleccionador brasileiro, Carlos Dunga, convocou o defesa Luisão e o médio Ramires, ambos do Benfica, para o encontro particular de quarta-feira, frente à Estónia.

Os dois jogadores "encarnados" voltam a receber a confiança de Dunga depois de terem estado ao serviço da selecção "canarinha" na última Taça das Confederações, competição que o Brasil conquistou ao bater os Estados Unidos na final, por 3-2.

O lateral esquerdo Filipe, dos espanhóis do Deportivo da Corunha, é a única estreia na convocatória do seleccionador brasileiro.

O Brasil defronta quarta-feira a Estónia, em Tallin, num encontro que serve de preparação para os próximos encontros de qualificação para o Mundial2010, frente ao velho rival Argentina e o Chile, em Setembro.

O Brasil comanda a fase sul-americana, com 27 pontos, mais um do que o Chile, segundo classificado.

Aquilani oficializado


O Liverpool oficializou, esta sexta-feira, a contratação do médio italiano Alberto Aquilani (ex-AS Roma), com quem assinou contrato válido por cinco épocas.

Aquilani, de 25 anos, passou com sucesso autêntica bateria de exames médicos, afim de tirar as dúvidas sobre lesão que tinha contraído no tornozelo em Março passado. Os resultados foram satisfatórios, ainda que o jogador tenha ainda mais um mês de recuperação pela frente.

Por Aquilani, o Liverpool paga 23 milhões de euros à AS Roma

César Peixoto por 400.000 euros


O Benfica contratou César Peixoto ao Sp. Braga por 400.000 euros, mas tentou a transferência do médio a custo zero, revelou hoje à agência Lusa o "manager" do emblema minhoto, Carlos Freitas.

O dirigente explicou que o clube recebeu "400.000 euros pagos a pronto", respeitantes à cedência definitiva dos 50 por cento dos direitos económicos que o clube bracarense detinha sobre o passe do jogador, transacção hoje consumada.

O negócio, frisou o responsável pelo futebol bracarense, foi "de encontro às pretensões que sempre foram exigidas pelo Sp. Braga desde a primeira hora".

Freitas historiou o processo, que considera ter começado "de uma forma pouco clara, com o jogador a invocar argumentos pouco verosímeis para conseguir a sua desvinculação do clube e que não tiveram qualquer retorno da parte do Sp. Braga".

"Depois, surgiu a possibilidade de negócio com o Sporting, em que os contactos foram feitos de uma forma linear e transparente", frisou Carlos Freitas. Finalmente, apareceu o Benfica, "que tentou, numa primeira fase, um negócio impossível, que passava por contratar César Peixoto sem qualquer encargo financeiro".

"Obviamente, o Sp. Braga não cedeu a estas pretensões, tendo colocado duas hipóteses para a oficialização do negócio: 250.000 euros mais a cedência de um atleta, ou 400.000, pagos a pronto, sem qualquer jogador envolvido, sendo que esta última era a hipótese que mais nos agradava desde o início", revelou.

Perante esta posição, o Benfica aceitou as pretensões do Sp. Braga, "imprescindíveis para a conclusão deste negócio", explicou Carlos Freitas.

Portugal estreia-se com triunfo


A Seleção Nacional estreou-se hoje no 14.º Mundialito de futebol de praia com um triunfo sobre os Emirados †rabes Unidos, por 3-1, no areal da Praia da Rocha, em Portimão.

Portugal, que conquistou a prova no ano passado, resolveu o encontro nos primeiros dois períodos, com golos de Belchior, Novo e Sousa, enquanto Saad reduziu para a formação asiática já perto do final da partida.

No outro encontro do dia, o Brasil bateu a Espanha, igualmente por 3-1.

Amanhã, a Seleção defronta o rival ibérico, enquanto a formação canarinha terá pela frente os Emirados Árabes Unidos.

Nas 13 edições anteriores, o Brasil venceu em 10 ocasiões, contra uma vitória dos Estados Unidos da América e dois triunfos de Portugal, que antes só tinha ganho o Mundialito em 2003, apesar de ter marcado presença em oito finais.

Yebda no topo da lista do Bordéus


O Bordéus tem Hassan Yebda no primeiro da lista de potenciais substitutos de Fernando Menegazzo, caso o brasileiro deixe o clube.

Fernando, cujo contrato termina em 2011, é pretendido por Marselha, Saragoça, Lyon e Werder Bremen e deverá mesmo deixar o clube francês que reentrará assim na corrida ao trinco benfiquista de 25 anos.

Na corrida a Yebda estão também clubes ingleses, pelo que o Bordéus, de acordo com a comunicação social francesa, está disposto a avançar, fazendo a vontade ao treinador, Laurent Blanc, um admirador do médio benfiquista.

Recorde-se que o presidente do Bordéus, Jean-Louis Triaud, afirmou no final de julho que não estava interessado no jogador.

22 mil no treino do Real Madrid em Toronto


A loucura Real Madrid/Cristiano Ronaldo também é real no Canadá. No treino realizado em Toronto, para preparar o jogo desta madrugada com a equipa local, 22 mil pessoas estiveram nas bancadas e as cores dominantes eram o branco e o vermelho...

O vermelho, claro, era envergado por alguns fãs de Cristiano Ronaldo que, segundo o jornal Marca, se fizeram notar no estádio Bmo. O mais impressionante é que para ver o treino era necessário pagar 15 dólares canadianos.

Logo à chega era notório o entusiasmo, com cerca de 200 pessoas à espera do autocarro do clube, só para verem as estrelas madridistas.

Também para o jogo desta noite, o entusiasmo é evidente. A lotação do estádio esgotou e houve mesmo quem tenha pago 150 euros. Tudo para ver Ronaldo, Kaká e companhia.

"Deco e Ricardo Carvalho são importantes para o Chelsea"


O novo técnico do Chelsea, Carlo Ancelotti, voltou esta sexta-feira a falar sobre Deco e Ricardo Carvalho, alvo de constantes notícias sobre o interesse do Inter nos seus serviços. Para o técnico italiano, os dois internacionais portugueses nunca estiveram à venda, pois são importantes para o clube.

"Carvalho é um defesa muito inteligente e Deco tem grande qualidade. A equipa precisa deles e de certeza que vão ficar no Chelsea esta época", considerou ainda Ancelotti, que, por outro lado, deixou a garantia que o Chelsea não vai contratar mais neste defeso.

"Vamos ficar com os jogadores que temos. Não preciso de mais contratações, pois esta equipa é muito competitiva", vincou, afastando, assim, os rumores que davam conta do interesse em jogadores como Pirlo, Ribéry ou Aguero.

Wenger acusa Real Madrid e Man. City de "doping financeiro"


Arsene Wenger, treinador francês que orienta o Arsenal, acusa Real Madrid e Manchester City de "doping financeiro" devido às transferências milionárias protagonizadas pelos dois clubes este Verão e defendeu um modelo sustentado dando como exemplo o clube londrino que vai orientar pela 14.ª temporada consecutiva.

"Nós vivemos dos nossos recursos. Quando conseguimos dinheiro é porque trabalhámos bem e tomámos decisões correctas. Além disso, contratar mais de três jogadores não garante nada desportivamente e podem surgir problemas de adaptação. Por vezes conseguem-se resultados imediatos, mas também pode demorar vários meses. E se o equilíbrio não surge nas primeiras partidas, pode tornar-se complicado", referiu Wenger em declarações à imprensa inglesa.

João Ferreira apita Eusébio Cup


O árbitro de Setúbal João Ferreira foi designado para dirigir a Eusébio Cup, jogo que vai colocar frente a frente Benfica e AC Milan, sábado, no Estádio da Luz.

O Conselho de Arbitragem da Federação nomeou ainda Cosme Machado (AF Braga) para o jogo de apresentação do Vitória de Guimarães com o Deportivo da Corunha, que vai decorrer hoje no Estádio D. Afonso Henriques, e Bruno Esteves (AF Setúbal) para o Belenenses-Rec. Libolo, domingo, que servirá de apresentação da equipa do Restelo aos sócios.

"No Benfica não tive muitas oportunidades de jogar"


Fellipe Bastos diz que está com vontade de jogar e aprender. O jovem médio brasileiro foi cedido pelo Benfica ao Belenenses e só quer aproveitar a oportunidade.

"Sinto-me com vontade de jogar e aprender mais sobre o futebol português", afirmou o jogador já no estádio do Restelo.

Quando questionado sobre o que falhou no Benfica, Fellipe Bastos é pragmático: "Não falhou nada, não tive muitas oportunidades de jogar, venho para jogar e para evoluir."

Depois de ter sido pouco utilizado na época passada e de não se antever que tivesse espaço esta temporada, num plantel com muitas opções, o jogador diz que a decisão de deixar a Luz, por empréstimo de uma época, foi consensual: "Foi uma decisão de conjunto, com os directores do Benfica, o treinador, o presidente. Deram-me muita força para vir para cá."

Leonardo traz 20 jogadores a Lisboa



O técnico do AC Milan, o brasileiro Leonardo, chamou 20 jogadores à convocatória para o encontro deste sábado com o Benfica, para a Eusébio Cup. Destaque para a presença de Ronaldinho, sobre quem havia dúvidas da chamada devido à recente «escapadela» a Barcelona.

O brasileiro aproveitou um dia de folga para regressar à Catalunha e acabou por ser "apanhado" a altas horas da madrugada numa discoteca. Especulou-se que Ronaldinho poderia, por isso, ser castigado por Leonardo, mas o técnico chamou-o à convocatória, onde também figuram nomes como Nesta, Pirlo, Zambrotta, Pirlo e Pato.

Em sentido inverso, Abbiati, Bonera, Kaladze, Ambrosini, Gattuso e Inzaghi, que se debatem com problemas físicos, não vão defrontar o Benfica.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Kalac, Storari;

Defesas: Antonini, Favalli, Jankulovski, Nesta, Oddo, Onyewu, T. Silva e Zambrotta;

Médios: Abate, Flamini, Pirlo e Strasser;

Avançados:: Borriello, Di Gennaro, Harmony, Pato, Ronaldinho e Zigoni.

Rui Costa e o reencontro com o AC Milan: "É especial"


O jogo deste sábado entre Benfica e AC Milan, na II edição da Eusébio Cup, marca novo reencontro de Rui Costa com o clube que representou entre 2001 e 2006. O actual director desportivo dos encarnados assume o carácter especial da partida: "É um orgulho. Vai-me tocar, pois são duas equipas que me marcam muito, embora o Benfica seja o Benfica."

Já na época em que regressou ao Benfica como jogador, depois de cinco anos no AC Milan, Rui Costa enfrentou os rossoneri nas competições europeias. Agora, por detrás da secretária, o director desportivo dos «encarnados» volta a receber os rossoneri, ainda para mais num jogo que também serve de homenagem a Eusébio.

"Espero ver o estádio cheio", começou por dizer, em longa entrevista à Benfica TV, na qual recordou os tempos no AC Milan e as muitas amizades que mantém, como Ambrosini, Nesta, Seedorf, Izaghi, Gattuso, Kaladze ou Maldini. «Já no ano passado estiveram para vir [o convidado acabou por ser o Inter] e agora disponibilizaram-se. A vontade em corresponder ao convite foi marcante», explicou.

"Quando se encontram dois colossos do futebol mundial, nunca são jogos particulares, são jogos para se ganhar, para fazer bem. Por isso, acredito que será um óptimo espectáculo", atirou, não deixando de acalentar a ansiedade que pode vir a pairar sobre os jogadores comandados por Jorge Jesus.

De qualquer forma, fica a convicção: "É bom que as pessoas percebam neste jogo a força que esta equipa pode vir a ter no Campeonato. Isso será mais importante do que o resultado."

Rosicky pára seis semanas


O internacional checo do Arsenal, Tomas Rosicki, voltou a lesionar-se depois de ter regressado há competição após uma paragem de 18 meses.

O médio ofensivo dos "gunners" sofreu nova lesão, desta vez no músculo posterior da coxa, que o manterá fora dos relvados nas próximas seis semanas, como revelou Arsene Wenger.

"É difícil acreditar que ele (Rosicky) tem uma lesão muscular", declarou o treinador francês ao site oficial do clube londrino. No entanto, nem tudo são más notícias, e o médio checo poderá estar de regresso à competição mais rápido do que o esperado: "Não é um grande problema. È normal este tipo de lesões depois de estar 18 meses parado", concluiu Wenger.

Mantorras e Maxi indisponíveis na véspera do AC Milan


O Benfica cumpriu, esta manhã, à porta fechada, no centro de treinos do Seixal, a última sessão de trabalho antes de defrontar o AC Milan. Mantorras (integrado na selecção angolana) e Maxi (a recuperar de artroscopia ao joelho direito) estiveram ausentes, estando indisponíveis para o embate com os italianos, referente à Eusébio Cup.

A sessão incidiu, sobretudo, na vertente táctica, de forma a aperfeiçoar pormenores para o jogo deste sábado. Jorge Jesus quer que a equipa proporcione um grande espectáculo, tal como revelou ontem na projecção à partida, pelo que decidiu trabalhar à porta fechada, longe dos olhares indiscretos.

André Lima renova pelo Benfica



O treinador da equipa de futsal do Benfica, André Lima, que na época transacta conquistou a ‘dobradinha’ no ano em que assumiu o comando técnico da equipa, renovou contrato com o clube da Luz.

«É um sinal de confiança por parte da direcção do Benfica. Todos acreditam que estas vitórias tenham continuidade e para isso que vamos trabalhar. Nós habituámo-nos a ganhar e vamos dar tudo, como sempre fizemos até agora», afirmou o técnico e antigo jogador do clube em declarações à Benfica TV.

Meia Europa quer centrais da águia


A cobiça do Tottenham por David Luiz não é única aos centrais do plantel. Também Luisão é procurado na Europa e depois da Fiorentina - com quem o central de 27 anos chegou a acertar ordenados - aparece, agora, o Bayern Munique a tê-lo debaixo de olho, segundo a imprensa germânica.

O clube bávaro perdeu Martin Demichelis, que estará afastado dois meses devido a lesão, e poderá procurar um sucessor, tendo um grupo referenciado, no qual Luisão está inserido.

Por seu lado, a Fiorentina estava a tentar outras hipóteses, por não ter chegado a acordo de compra do passe com o Benfica e uma das soluções seria o brasileiro Félix Breno, do Bayern Munique, mas a lesão de Demichelis obriga os responsáveis bávaros a esperarem e a dificultarem a saída de Breno, pelo que o interesse viola em Luisão pode renascer em força nos próximos dias.

Lino: «Seria uma honra representar o Benfica»


Lino vive uma boa fase na carreira. No dia em que garantiu o apuramento para a próxima fase da Liga Europa com o PAOK, o antigo lateral-esquerdo do FC Porto foi confrontado por alguns jornalistas com o eventual interesse do Corinthians e do... Benfica no seu concurso.

"Não sei de nada concreto. O que posso dizer é que seria uma honra representar o Corinthians ou o Benfica, que são clubes históricos e que lutam por títulos. Sei também que o actual técnico do Benfica já quis contratar-me antes de eu sair para o FC Porto", comentou, a propósito, o número 16 do PAOK, que marcou um dos golos na 1.ª mão da eliminatória com Valerenga, da Noruega.

O lateral brasileiro poderia assumir-se como uma alternativa a César Peixoto, caso as negociações com o Sp. Braga não cheguem a bom porto.

Jesus: «Desconhecimento de Poltava é dificuldade»


Jorge Jesus considera que a pouca informação existente sobre os ucranianos do Vorskla Poltava é um dos principais obstáculos do Benfica, mas mostrou ambição de construir um "Benfica forte para conquistar outra vez a Europa".

"A principal dificuldade é o desconhecimento da equipa ucraniana", disse à BenficaTV, alertando que não espera "jogos fáceis", o primeiro no Estádio da Luz, dia 20 deste mês, com a segunda mão marcada para a Ucrânia, a 27.

Jorge Jesus esclareceu que nunca escolhe adversários porque "os teoricamente mais fáceis, por vezes são os mais difíceis", assegurando que a equipa vai estar "sempre preparada para jogos com o máximo de dificuldade".

O técnico, depois de adiantar que vai ter agora de preparar a observação do adversário, mostrou-se determinado "em passar a eliminatória", desvalorizando o nome do adversário, porque o "importante é o nome da competição".

Poltava é o adversário das águias


O Benfica tem o Poltava como primeiro adversário da Liga Europa. A equipa de Jorge Jesus começa a eliminatória a jogar no Estádio da Luz, a 20 de agosto. A 2.ª mão terá lugar a 27 deste mês na Ucrânia.

O Nacional vai defrontar o Zenit, clube onde alinham os internacionais portugueses Danny e Fernando Meira. Primeiro desloca-se à Rússia, a 20 deste mês. Sete dias depois joagrá a 2.ª mão em casa.