domingo, 2 de novembro de 2008

Suazo: «A missão dos avançados é marcar»


Ao assinar o primeiro golo do Benfica em Guimarães, Suazo não só abriu caminho a uma importante vitória das águias 2-1), como rubricou o tento número 5000 da história encarnada no Campeonato Nacional. O hondurenho desvalorizou o feito histórico e preferiu festejar a conquista dos 3 pontos."O golo foi importante por ter sido o início da vitória. Precisamos de continuar a confirmar com resultados o trabalho que temos vindo a realizar. Queremos continuar sempre lá em cima, de modo a podermos terminar a época em primeiro", declarou.Sem rodeios, Suazo afirma que a missão dos avançados... é marcar golos. "O meu objectivo é marcar sempre, ajuadar a equipa com golos. É a minha missão e a de todos os avançados", esclarece.Ser titular ou suplente é algo que, aparentemente, não incomoda o dinteiro cedido pelos italianos do Inter de Milão. "Essencial é estarmos todos capazes de jogar e ajudar a equipa a vencer os jogos. Depois é o treinador que decide que joga e quando."Sobre o futuro, Suazo deixa uma promessa. "Ainda posso fazer mais".

Quique Flores: «Estou muito contente com os jogadores»


Sorridente e visivelmente aliviado. Foi assim que Quique Flores surgiu no "flash interview" da Sport TV para comentar a vitória encarnada (2-1) em Guimarães."A resposta da equipa, hoje, foi muito boa. Foi uma vitória com orgulho. Estou muito contente com o esforço dos jogadores que, de facto, sentiram o orgulho de jogar com esta camisola. Não foi fácil, tivemos de lutar muito, mas todos se disponibilizaram em prol do grupo", explicou o espanhol.A expulsão de Reyes, ainda durante a primeira parte, fez com que o jogo dos encarnados tivesse, forçosamente, de mudar. "Ficou muito dificil aguentar a pressão com um homem a menos. Era complicado conseguir atacar. É verdade que depois da sáida de Reyes foi um jogo diferente, sem muito brilhantismo da nossa parte, mas com tremenda entrega".Embora Aimar tenha regressado à acção - fazendo uma notável assistência para o primeiro golo -, Quique Flores não quis elogiar ninguém em particular, mas sim o colectivo. "Fomos agressivos e rápidos no meio-campo, de entrada. Depois, assumo, apresentámos um futebol menos atractivo e mais prático. Aimar? Acredito em todos os jogadores do plantel. Todos podem ajudar", atirou.Sobre a actual vantagem em relação aos rivais Sporting (2 pontos) e FC Porto (4), Quique não se mostra surpreendido, mas também não pensa que isso, desde já, seja determinante. "Sempre confiei no trabalho que temos vindo a realizar. Mas, ainda é muito cedo. Vamos precisar do esforço e da dedicação de todos, dos jogadores aos adeptos. Só assim poderemos atingir as metas desejadas", concluiu.

Águias sofrem mas arrancam triunfo


O Benfica sofreu até ao fim mas saiu de Guimarães com 3 preciosos pontos, graças aos tentos de Suazo (15') e Sidnei (18'). Douglas (41') reduziu a diferença antes do intervalo, mas depois os encarnados resistiram à enorme pressão vitoriana, apesar de jogarem com 10 devido à expulsão de Reyes

Quique Flores pede respeito pelo Vitória


Quique Flores pediu aos jogadores que não pensem que a partida desta noite, frente ao V. Guimarães, está ganha. "Vamos defrontar uma equipa que esteve na Champions, sensação que não tivemos esta época", ironizou.
Uma estratégia que visa colocar o grupo com ambos os pés na terra depois de ultrapassar, na última jornada, o F.C. Porto e o Sporting na classificação. "Isso não pode ter qualquer influência.

Vai ser um jogo muito complicado. Já na pré-época vimos que o Vitória é uma equipa muito forte. Por isso, temos de fazer melhor para obter um bom resultado".
O espanhol exigiu que o adversário não seja subestimado. "Classificou-se à nossa frente na temporada passada e temos de fazer um esforço para ultrapassá-lo. Não só no encontro de amanhã (hoje), como no resto da temporada".

Há duas semanas, Quique elogiou Manuel Cajuda em entrevista ao jornal espanhol "As". Ontem, voltou a fazê-lo. "O Vitória tem rotinas, pois trabalha com o mesmo treinador há algum tempo, e apresenta dois esquemas tácticos diferentes, o 4x4x2 e o 4x4x2 em losango", informou.
O responsável lembrou também que "as equipas grandes que se descuidam são ultrapassadas". "Algo está a mudar. O jogo com o Leixões não foi o melhor para nós, mas creio que não foi um mau resultado", recordou, em jeito de exemplo.

Depois de reconhecer que é muito feliz no Benfica - "estou rodeado de pessoas que amam o clube" -, disse observar melhorias diárias no plantel. "Estamos em crescimento. Ao observarmos os vídeos dos jogos, percebemos que os erros vão diminuindo, mas ainda não estamos onde queremos. O melhor exemplo é que não conseguimos manter a vantagem inicial ante a Naval".
No final, falou de... Maradona, novo seleccionador da Argentina. "Seria interessante receber uma chamada dele para saber de Di María ou de Aimar. Defrontei-o algumas vezes, nos clubes e na selecção. Foi muito amigo da minha família, da minha tia Lola e da minha mãe. Tenho uma foto com ele, quando tinha 16 anos", disse, embevecido.

Aimar regressa e Di María de fora

Ambos os argentinos foram, aliás, notados na lista de convocados, mas por diferentes razões. Pablo Aimar regressou aos eleitos após uma longa ausência devido a lesão, enquanto Di María e Léo ficaram de fora, presumivelmente por terem treinado condicionados ao longo da semana.

Martínez e Casanave dispensados


O hondurenho Cristian Martínez(à direita na foto), de 18 anos, e o argentino Jose Ignacio Casanave, de 17, foram dispensados pelo Benfica. Os dois jovens futebolistas estiveram a prestar provas nos juniores dos encarnados, mas as qualidades dos jogadores não se encaixaram no perfil definido pelas águias. Martínez ainda tem contrato com os juniores do Cagliari, Casanave era proveniente do Cluj.

A dupla do golo


Oscar Cardozo é o principal candidato a jogar ao lado de Nuno Gomes, depois de na última jornada, frente à Naval, Quique Flores ter apostado em David Suazo para formar dupla com o camisola 21.Para a partida de Guimarães, é provável que o técnico apresente o ataque formado pelos dois jogadores que mais golos contabilizam (têm 3 cada, valendo juntos 37,5 por cento do total). Paraguaio e português iniciaram os encontros com Paços de Ferreira (4-3), Sporting (2-0) e Leixões (1-1) e terminaram a partida com a Naval, na qual Tacuara apontou o golo da vitória, já nos últimos minutos do desafio.Além da dúvida atacante – Suazo é naturalmente uma hipótese, tal como Aimar, embora mais remota, pois não joga desde 27 de Setembro – existe outra incógnita para a partida de hoje e passa pelo homem que vai jogar à direita

Águias estranham nomeação de Xistra


O Benfica estranha a nomeação de Carlos Xistra para a partida de hoje. Fonte oficial dos encarnados lembra que este é o 2.º jogo que o albicastrense arbitra das águias, novamente fora (Rio Ave, 1.ª jornada), destacando a proximidade entre ambos. Sustenta ter ficado por assinalar penálti sobre Aimar em Vila do Conde e recorda a expulsão de Miccoli frente ao Estrela, em 2006/07, num jogo polémico que resultou em participação do Benfica na Liga contra Xistra.