quinta-feira, 25 de setembro de 2008

UEFA confirma alargamento para 24 selecções


A UEFA confirmou hoje que a partir de 2016 o Europeu de futebol passará a ter 24 equipas. A decisão surgiu na reunião de hoje realizada em Bordéus, França."Foi acordado e será anunciado em conferência de imprensa amanhã", afirmou Franz Beckenbauer, membro do Comité Executivo da UEFA.

Quando agarrar a bola pode ser o problema


Jorge Martins encontra em Quim uma diferente forma de abordar o jogo. O antigo guardião do Benfica diz que o camisa 12 dos encarnados tem tentado agarrar mais bolas aéreas, enquanto no passado se limitava a socá-las, e assim ficará mais exposto ao erro. Terá sido isso que lhe aconteceu na passada segunda-feira em Paços de Ferreira.O antigo futebolista, que integrou a Selecção que participou no Mundial de 1986, recusa no entanto crucificar Quim, que nos últimos três jogos em que participou (Dinamarca, Nápoles e Paços de Ferreira) protagonizou três saídas em falso.Para Jorge Martins e António Fidalgo, outro antigo guarda-redes benfiquista, essas acções não beliscam o bom momento do minhoto. “Ele está bem. No jogo da Selecção, compensou os defesas-centrais, que não estavam lá. Noto que ele tem tentado agarrar a bola, o que não acontecia”, nota Martins, ao passo que Fidalgo frisa: “Ele teve dois erros grosseiros, que só são mais mediáticos porque resultaram em golo. Ninguém diz que ele salvou o Benfica em Paços de Ferreira.”Quim soma 296 jogos no campeonato e, no entender dos dois antigos guardiões, não há motivos para perder o lugar. “Destaco-lhe a tranquilidade e a confiança. Ele inspira confiança a qualquer defesa”, argumenta Fidalgo, cuja tese é partilhada por Martins: “Ele está mais confiante, apesar dos erros.”

E para o banco vai...


O onze para o dérbi está quase definido, excepção feita à posição de segundo avançado, encontrando-se três jogadores (um deles indirectamente) na corda bamba: Nuno, Aimar e Amorim. Um deles vai para o banco, provavelmente o 10. Se Quique levar só em conta a forma, o argentino é o preterido; se olhar mais adiante, em direcção ao Nápoles, a titularidade do capitão fica em perigo; mais remota, a terceira via passaria pela utilização de ambos e, nesse caso, seria o ex-Belém a ceder o lugar.Nuno possui mais argumentos a favor. Está a subir de forma, tem muita tarimba em dérbis, entende-se bem com Cardozo e é dotado de elevada capacidade de luta, constituindo o primeiro obstáculo defensivo. A desfavor apresenta-se o facto de ser o único avançado disponível para... o Nápoles. Este aspecto pode fazer pender a balança para Aimar, cujos trunfos são a visão de jogo e a técnica requintada. A desaconselhar a utilização do 10 surge o desenquadramento revelado na manobra da equipa: não derrama um pingo de suor na ocupação de espaço. O ex-Belém vai em princípio actuar à direita, posição que começa a dominar (já faz assistências!). Dotado de bom sentido posicional, transmite músculo ao meio-campo, contrabalançando assim a menor profundidade ofensiva.

Jogador brasileiro torturado até à morte


Thiago Jotta da Silva, ex-jogador do Vasco da Gama até agora a representar um clube da II divisão brasileira, não resistiu às lesões provocadas por três homens que o torturaram supostamente por ordem da ex-companheira, acabando por falecer num hospital do Rio de Janeiro, onde esteve internado seis dias.A ex-companheira e os três executantes do crime estão presos desde domingo. Todos negam culpabilidade.

Nuno Gomes: «Vamos ver se é possível acabar carreira no Benfica»


Nuno Gomes não está preocupado, para já, com a eventual renovação com o Benfica. Garantindo que "o importante agora é o jogo com o Sporting", o avançado internacional português confessa contudo que gostava de "acabar a carreira no Benfica"."Vamos ver se isso é possível. Da minha parte espero que seja. Sinto-me um jogador desta casa e a minha intenção é servir este clube como servi até aqui. Ainda assim, não é a altura apropriada para falarmos da minha renovação", prosseguiu.Nuno Gomes aproveitou ainda para responder às declarações de Abel, que ontem apontou debilidades aos encarnados. "O Sporting também tem as suas fragilidades e passámos a semana a analisá-las para poder obter um bom resultado", admitiu.

Dupla Katsouranis/Sidnei testada no treino


No jogo com o Paços de Ferreira, Quique Flores utilizou como centrais Miguel Vítor e Sidnei, mas frente ao Sporting, o treinador espanhol pode ter de apostar numa nova dupla. No treino desta manhã, realizado no Estádio da Luz, testou Katsouranis e Sidnei no centro da defesa, uma vez que o jovem português se encontra limitado.Miguel Vítor, ausente ontem, já participou na sessão de trabalho dos encarnados, embora tenha surgido no relvado com uma ligadura no joelho direito. David Luiz e Suazo foram os ausentes. Às 12:30 horas, Nuno Gomes faz a antevisão do dérbi em conferência de imprensa

Clube tem novo centro de formação


O Benfica e o FC Ferreiras oficializaram, na tarde de ontem, o protocolo que viabiliza a constituição do centro de formação do Algarve do clube encarnado. O novo polo, que vem alagar a rede existente, vai funcionar no Campo da Nora, em Ferreiras (Albufeira). Os encarnados estiveram representados por Manuel Ribeiro, director futebol de formação, e Nené, coordenador no mesmo departamento. Pelo emblema algarvio, esteve presente o líder directivo, António Colaço.