segunda-feira, 21 de junho de 2010

Selecção volta aos treinos mas perde patrocínio


A selecção de França voltou esta segunda-feira aos treinos, tendo em vista a preparação do terceiro jogo do Grupo A, depois dos acontecimentos que levaram à expulsão de Nicolas Anelka e recusa em treinar ontem.

No entanto, nem tudo está ainda calmo. A Crédit Agricole anunciou aa suspensão de campanha publicitária que envolvia a selecção e que deveria estar no ar até dia 25.

«Tomámos a decisão de interromper já a campanha que deveria decorrer até dia 25. Mas o patrocínio continua a abranger as equipas amadoras», disse um porta voz do grupo citado pelo L'equipe.

Nicolas Anelka, que já chegou a Londres depois de ter sido expulso após alegados insultos ao seleccionador Domenech, também perdeu um dos seus patrocinadores.

Imagem do dia


Cidade do Cabo, 21 junho - O extremo marcou o seu primeiro golo oficial pela Seleção Nacional em mais de dois anos, ao faturar frente à Coreia do Norte (7-0)

«É um grande orgulho receber prémio das mãos do Ronaldo» - Tiago


Cristiano Ronaldo recebeu o prémio de Homem do Jogo votado pelos utilizadores do site da FIFA, mas acabou por oferecer a distinção a Tiago.

«Para mim foi ainda melhor receber o prémio das mãos dele do que da FIFA, está assinado por ele.. é um grande orgulho», disse Tiago.

Ronaldo justificou a entrega do prémio: «Muitos companheiros meus jogaram bem, mas ele fez dois golos, uma assistência, jogou bem, melhor do que eu. Mereceu. Agradeço aos meus fãs, que são sempre leais e sinceros.»

Ronaldo fala em «golo engraçado» e dá prémio a Tiago


Cristiano Ronaldo reconheceu que o golo que apontou à Coreia do Norte (7-0) foi «engraçado» e que lhe deu vontade de rir. No entanto, capitão da Selecção Nacional assegurou que «sabia que ia marcar».

«Foi um golo engraçado. Depois ter mandado a bola à barra pensava que não era hoje, mas Deus nunca dorme e sabe quem merece. Foi um golo engraçado e deu-me vontade de rir, mas tenho enaltecer a vitória da equipa, porque isto moralizou todos os jogadores», realçou Cristiano Ronaldo.

Embora não marcasse há 16 meses por Portugal (Fevereiro de 2009), o internacional luso não estava preocupado com essa situação: «Não preciso de marcar golos para me moralizar. Mas, de certa forma, acaba por servir de desanuviar essa pressão. Sabia que ia marcar e sou a mesma pessoa de há seis meses. Sabia que os golos iam aparecer. Agora, sete golos num campeonato do mundo é de valorizar.»

O capitão da Selecção Nacional decidiu ainda dar o galardão de melhor em campo ao colega Tiago.

Imprensa mundial elogia goleada lusa


A imprensa mundial é unânime em elogiar a exibição e goleada aplicada por Portugal à Coreia do Norte (7-0).

Títulos da imprensa:

«Renasce Portugal», Marca

«Ketchup luso: 7 a 0 na Coreia do Norte», Globoesporte

«Portugal atropela e Cristiano iluminou-se», as

«Sete marteladas de Portugal na Coreia do Norte», BBC

«Portugal impressiona e se aproxima dos oitavos», Terra

«Uma boa lição de português», France Football

«Portugal caminha sobre a água», L´Equipe

«Goleada portuguesa, com certeza», Estadão

«Retumbante Portugal: 7-0 à Coreia do Norte», Corriere dello Sport

«Portugal sem limites; Coreia do Norte sem defesa», Gazzetta dello Sport

«Com o pé nas costas», Gazeta Esportiva

«Caminho livre para Portugal», El País

«Portugal humilha Coreia do Norte e faz 7 a 0 com show», R7

«Portugalazo: CR7... a zero», Olé

«Sétimo céu para Portugal», ESPN

«Portugal acerta Coreia do Norte com sete golos», Eurosport

«Portugal esmaga Coreia do Norte», Le Figaro

«Portiagallo», Tuttosport

«Avalanche Portugal», Rai

«Portugal passeia sobre a Coreia do Norte: 7-0», SKY Italia

«Ainda não ganhámos nada» – Liedson


O avançado Liedson, autor de um dos golos na goleada frente à Coreia do Norte (7-0), revelou que ficou feliz por ter ajudado Portugal a alcançar a primeira vitória no Mundial.

«Tive bastante sorte. Entrei com a mesma determinação e vontade para fazer o melhor pela equipa. Hoje, graças a Deus, na primeira oportunidade que tive marquei. Resumindo, o principal foi termos alcançado os três pontos. Agora, ninguém acreditava que nós íamos vencer por sete, mas conseguimos e o grupo está de parabéns», afirmou Liedson.

O internacional português garantiu que os jogadores vão manter os pés bem assentes no chão frente ao Brasil: «Ainda não ganhámos nada. Matematicamente estamos numa boa posição, mas tudo vai ser decidido na última jornada. Temos de repetir o que fizemos aqui.»

Liedson não ficou desagrado por ter começado no «banco»: «Estou aqui para trabalhar. Carlos Queiroz conversou connosco e disse que ia optar por mim ou pelo Hugo dependente da situação táctica do adversário. Estou tranquilo e feliz por estar a participar. O jogo com o Brasil é apenas mais um desafio.»

Ronaldo repete nomeação de adeptos para Homem do Jogo


Cristiano Ronaldo foi eleito pelos adeptos utilizadores do site da FIFA como Homem do Jogo, repetindo nomeação do encontro com a Costa do Marfim.

Cristiano Ronaldo conseguiu finalmente um golo, registou também uma assistência. De acordo com estatística da FIFA, Ronaldo tem 5 remates acertados à baliza em sete, e 36 passes certos em 43. Correu 10124 metros.

«Tínhamos de vencer hoje» – Pedro Mendes


O médio Pedro Mendes assumiu que os jogadores entraram em campo determinados frente à Coreia do Norte, isto porque «tinham de vencer» este desafio. O resultado foi uma goleada por 7-0.

«Sabíamos que tínhamos de vencer hoje, criamos inúmeras oportunidades e marcámos muitos golos. Algo que foi importantíssimo Agora, vamos preparar o jogo com o Brasil», afirmou Pedro Mendes.

Frente à Coreia do Norte, o seleccionador apostou em Tiago no meio-campo, tendo Pedro Mendes elogiado a prestação do colega: «Sinto-me bem com toda a gente. Tiago é um excelente jogador, tem uma excelente capacidade de passe, recepção e aparece muito bem na zona de finalização, tal como se viu hoje, com os dois golos que marcou.»

Deco e a titularidade - «Não estou preocupado»


Impedido de defrontar a Coreia do Norte devido a lesão, Deco diz não estar preocupado com a exibição de Tiago, aposta de Carlos Queiroz para a vaga em aberto no meio-campo. «Não viemos aqui para discutir lugares», sustenta.

«Não estou preocupado com isso. O importante foi a vitória. Viemos para aqui para chegarmos o mais longe possível e não para discutirmos lugares», respondeu Deco, quando questionado se receava perder um lugar no “onze” para Tiago.

Lesionado, o médio não se quis comprometer com a sua presença no jogo com o Brasil, na próxima sexta-feira. «Não posso afirmar isso. Estamos em tratamentos. Vamos ver...»

A lesão na anca resultou duma «rotação» no treino, seguida de «uma arrancada». «Já tive um problema parecido duas vezes, no Chelsea», contou.

A terminar, o regozijo com a exibição de Portugal diante da Coreia do Norte: «Foi uma exibição fantástica, todos desfrutámos do jogo».

«Não vamos entrar em euforias» – Eduardo


O guarda-redes Eduardo revelou que o grupo está muito satisfeito com a goleada frente à Coreia do Norte (7-0), mas assegurou que a Selecção não irá «entrar em euforias».

«O mais importante foi o resultado e os golos, que podem fazer falta para ditar o apuramento. Estamos confiantes, a equipa estava bem e sabíamos que isto podia acontecer. Tínhamos confiança mas faltava aparecer o golo e hoje acabou por acontecer», afirmou Eduardo, em declarações à RTP.

O internacional português admitiu que este resultado é muito importante para Portugal: «Estamos praticamente apurados, mas vamos encarar o último jogo como se ainda precisássemos. Temos essa vontade e mesmo frente ao Brasil, que será muito complicado, vamos apresentar essa mesma motivação.

Embora tivesse apontado sete golos, o guarda-redes assegurou que os jogadores vão continuar concentrados: «Hoje correu tudo bem, mas não vamos entrar em euforias. Sabemos o que custo o Mundial e que as equipas são bastantes difíceis Este jogo moralizou a equipa.»

«Vitória magnífica!» - Raul Meireles



Autor do golo que abriu caminho à goleada imposta à Coreia do Norte, Raul Meireles não podia estar mais satisfeito com o triunfo de Portugal: «Foi uma vitória magnífica!».

«Sabíamos que ia ser difícil, com a Coreia do Norte a entrar muito bem defensivamente. O primeiro golo era o nosso principal objectivo, depois tudo correu bem, todos jogámos muito bem e furámos a muralha. Foi uma vitória magnífica!», congratula-se o médio, em declarações à RTP.

Agora, diz, há que «saborear a vitória e depois pensar no jogo com o Brasil». O objectivo, esse, é claro: «Passar a fase de grupos».

«Estamos confiantes», afiança Meireles, atirando: «Fizemos um jogo competente com a Costa do Marfim. Não foi possível vencer, vencemos hoje com uma exibição brilhante».

«Estamos aqui para fazer história» – Hugo Almeida


O internacional português Hugo Almeida, autor de um golo na goleada diante a Coreia do Norte (7-0), reconheceu a importância deste resultado para o percurso de Portugal no Mundial.

«Não pensávamos em fazer uma goleada tão grande. O nosso objectivo era vencer, entrar com tudo e fazer o nosso trabalho. Mostrámos às pessoas que estamos aqui para fazer história. Entrámos muito bem, muito concentrados e jogámos muito bem», afirmou Hugo Almeida, em declarações à RTP.

O avançado reconheceu que tinham a ambição de alcançar um resultado claro frente à Coreia do Norte: «A nossa ordem é sempre essa. Atacar e fazer golos. Sabíamos que a Coreia do Norte era muito forte defensivamente e que iríamos ter vida fácil. Na primeira parte penso que se viu isso e eles dificultaram-nos a vida. Mas penso que fizemos um grande jogo e estamos todos de parabéns.»

O próximo jogo é frente ao Brasil e Hugo Almeida admitiu que vão entrar em campo com outra confiança: «Não só a pensar no Brasil, mas para nós próprios vai nos dar um grande ânimo.»

O ponta-de-lança luso foi hoje titular e espera continuar no «onze» do seleccionador Carlos Queiroz: «Sempre disse que vinha para ser titular. Hoje, tive uma oportunidade e penso que estive bem. Fiz um golo e foi uma grande alegria.»

«Demonstrámos que queremos passar à fase seguinte» – Tiago


O internacional português Tiago, autor de dois golos na goleada frente à Coreia do Norte (7-0), elogiou a atitude demonstrada pela Selecção Nacional e a ambição de marcar presença na próxima fase do Mundial.

«Acima de tudo os três pontos eram importantes. Também queríamos jogar bem e felizmente conseguimos», afirmou Tiago, em declarações à RTP.

Depois do empate frente à Costa do Marfim, Portugal arrancou para uma exibição categórica: «Não existem jogos iguais. Sabemos que o primeiro jogo era muito difícil, onde o importante era não perder. Jogávamos frente a uma equipa muito forte. Hoje, demonstramos que queríamos os três pontos e passar à fase seguinte.»

Tiago substituiu Deco no «onze», mas o médio desvalorizou esse facto: «Não é importante. Isso não é importante.»

Como a goleada quase coloca Portugal nos oitavos


Portugal está quase nos oitavos de final do Campeonato do Mundo e pode até dar-se ao luxo de perder com o Brasil sem correr grandes riscos. Saiba como são as contas do apuramento.

Depois da vitória por sete golos e contando com a derrota da Costa do Marfim (1-3) frente ao Brasil, Portugal está neste momento com 7 golos positivos na diferença de golos, contra dois negativos da Costa do Marfim.

Portugal tem quatro pontos, os mesmos que a Costa do Marfim pode alcançar caso ganhe à Coreia do Norte no último jogo. Ora, mesmo que Portugal perca com o Brasil, o máximo que a Costa do Marfim consegue é igualar os 4 pontos lusos. Nesse caso entram em conta os critérios de desempate, sendo o primeiro a diferença de golos.

Portugal tem, pois, 9 golos de avanço sobre a Costa do Marfim, pelo que para falhar o apuramento, o balanço dos dois jogos da última jornada teria de permitir à equipa africana ultrapassar esta vantagem portuguesa.

Para ficar igual a Portugal a Costa do Marfim teria de ganhar por 6-0 e esperar que Portugal que Portugal perdesse 3-0 com o Brasil. Ou então ganhar por 7-0 e esperar que Portugal perdesse por 3-1. Em qualquer destes casos haveria ainda igualdade, pelo que - à falta de outros critérios para desempate - haveria sorteio para decidir quem segue em frente (o segundo critério de desempate é o número de golos marcados, mas mesmo com estes improváveis resultados o máximo que a Costa do Marfim conseguiria era igualar Portugal, pelo que precisaria sempre de marcar mais um para se apurar sem sorteios).

Na prática - e mesmo na teoria - é bastante improvável uma conjugação de resultados tão trágica para Portugal. Para facilitar as contas aos portugueses, basta o empate diante do Brasil para que nenhuma outra conta tenha de ser feita. Nesse caso Portugal ficará com cinco pontos contra, no máximo, os possíveis quatro da Costa do Marfim.

Já em caso de vitória sobre o Brasil, Portugal será primeiro classificado do grupo G.

Os jogos decisivos disputam-se já esta sexta-feira, às 15 horas, em simultâneo.

Gaitán e Jara às ordens de Jesus


Dois dos quatro reforços do Benfica para a nova temporada chegam hoje a Lisboa para começarem a trabalhar.

O Benfica agendou para a próxima segunda-feira, dia 28 de Junho, o arranque oficial da nova temporada, mas para três jogadores, todos argentinos, dois deles reforços, o trabalho deve começar mais cedo.

Nicolás Gaitán, jogador de 22 anos contratado ao Boca Juniors, que pode fazer várias posições de meio campo ofensivo ou ataque, assim como Franco Jara, avançado de 21 anos adquirido ao Arsenal de Sarandí, devem chegar esta manhã a Lisboa para acelerarem a preparação e a adaptação ao clube da Luz.

Na companhia destes dois reforços, os únicos contratados até ao momento na Argentina, deve estar o já bem conhecido dos benfiquistas Pablo Aimar, jogador fundamental na conquista do título de campeão nacional, que se apresenta mais cedo também com o intuito de começar a preparar a temporada.

Luisão irritado com o Benfica por causa do Atl. Madrid


No final do Brasil-Costa do Marfim, palavras contundentes de Luisão, que falou com irritação da recusa do Benfica em pô-lo ao corrente do interesse do Atlético de Madrid.

«Não sou hipócrita. Não posso dizer que estou contente com a situação, porque me dedico em cada dia há sete anos de clube. A irritação é por causa disso. Soube do interesse do Atlético Madrid e entendi que era uma porta que se abria e um sonho para mim e para a minha família disputar um dos melhores campeonatos. A chateação não é sair ou ficar no Benfica, é a forma como o assunto foi conduzido, nem um telefonema... Soube pelos jornais, o que é muito chato, que o Benfica não me vende nem me negoceia, mas também não me dá segurança de um contrato que salvaguarde o meu futuro e o da minha família. Tenho 29 anos, já não tenho 22 ou 23 anos como o Di María e o David Luiz. Aos 29 era oportunidade única, que não sei se aparece mais», explicou, antes de comentar uma eventual saída: «Não é coisa sobre a qual eu durma. Sete anos de Benfica é muito tempo», disse o jogador.

Metade dos direitos de Ramires alienada por seis milhões



O Benfica, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), anunciou que alienou 50 por cento dos direitos económicos do médio brasileiro Ramires, permitindo o encaixe de seis milhões de euros.

A venda, feita à empresa Jazzy Limited, não engloba os direitos desportivos do jogador, pelo que continua em vigor o contrato que Ramires tem com o Benfica, válido por mais três épocas, ou seja, até Junho de 2014.

Airton e Karde no Fundo

Também em comunicado enviado à CMVM, o Benfica anuncia o encaixe de mais seis milhões de euros, alienando a título definitivo ao Fundo “Benfica Stars” 40 por cento dos direitos económicos do médio Airton (por três milhões) e 50 por cento dos direitos do avançado Kardec (os restantes três milhões).

Franceses voltam aos treinos


Os jogadores da seleção francesa voltaram hoje a treinar, depois de domingo se terem recusado a fazê-lo em protesto pela exclusão de Nicolas Anelka do Mundial da África do Sul.

Depois de terem conversado todos, os jogadores começaram a treinar às 11.00 (menos uma hora em Lisboa), enquanto o selecionador Raymond Domenech e os adjuntos dialogavam.

O preparador físico Robert Duverne, que domingo teve uma discussão com o capitão Patrice Evra, dirigiu a primeira parte do treino, antes de os futebolistas começarem com exercícios técnicos.

O treino, realizado no "quartel general" dos "Bleus", em Knysna, foi depois fechado à imprensa.

A França, em situação difícil para se apurar para os "oitavos" e após vários escândalos na comitiva, defronta na terça feira a África do Sul, na última jornada do grupo A.

Deco também pode falhar jogo com Brasil


Deco vai falhar o encontro de hoje, com a Coreia do Norte, e corre ainda sérios riscos de ficar de fora também no embate da próxima sexta-feira frente ao Brasil. A lesão muscular na anca direita parece ser mais grave do que inicialmente se previa, pois o jogador não revelou melhoras ao fim de três dias, apesar de ter estado entregue aos cuidados intensivos do fisioterapeuta António Gaspar. Deco deverá manter-se afastado dos treinos pelo menos mais dois dias, quando faltam apenas quatro para o jogo com o Brasil, em Durban.

Como se previa, será Tiago a ocupar o lugar de Deco no meio-campo de Portugal, mesmo que isso implique uma alteração na disposição em campo dos homens de Carlos Queiroz. Também como era esperado, Simão será o titular no flanco esquerdo do ataque, formando com Cristiano Ronaldo e Liedson o trio mais avançado da Seleção Nacional.

A terceira aposta de Carlos Queiroz para o onze que iniciará o embate com a Coreia do Norte é, Miguel, que rende Paulo Ferreira. O motivo é simples e também tem directamente a ver com a forma como Portugal vai assumir o jogo. Miguel tem mais rotinas ofensivas que o colega com quem vem dividindo o lugar desde o Euro'2004.

Depois de um grande Mundial'2006, Miguel pode ter hoje nova oportunidade de ouro para agarrar a titularidade.

Madaíl: «Fazer como Dias para dobrar Boa Esperança»


Uma delegação da Seleção Nacional, liderada pelo presidente da FPF, Gilberto Madaíl, e pelo selecionador nacional Carlos Queiroz prestou ontem homenagem ao navegador português Bartolomeu Dias, o primeiro europeu que aportou a esta Cidade do Cabo. A cerimónia decorreu junto à estátua de Dias, numa das principais praças da cidade, onde Madaíl e Queiroz depositaram uma coroa de flores, rodeados de vários elementos da comitiva, mas nenhum jogador.

"Viemos aqui porque não podíamos esquecer o nosso grande navegador Bartolomeu Dias, quem primeiro chegou a estas paragens, em 1487. Como Navegadores que também queremos ser, deixamos esta homenagem a esta grande figura da história portuguesa e esperamos que a sua coragem, a sua força e determinação sejam também a nossa coragem, força e determinação para este Mundial", disse Madaíl aos jornalistas no final da cerimónia.

O dirigente garantiu que a Seleção Nacional está "concentrada no jogo com a Coreia do Norte, e esta cerimónia representa também a nossa determinação em fazer como Bartolomeu Dias e dobrar o cabo da Boa Esperança", sublinhou Madaíl. Mas sobre a possibilidade de a Seleção poder partir daqui para a conquista do título Mundial, foi comedido.

"Vamos pôr as coisas de outra forma. Temos de encarar a realidade e ver que estão aqui quase todas as seleções à procura desse caminho. O nosso grande objetivo é, para já, passar a primeira fase. Para já, teremos de ultrapassar a Coreia do Norte, depois será o Brasil, que também descobrimos. Vamos ver se voltamos a descobri-lo", acrescentou.