sábado, 27 de setembro de 2008

Quique Flores: «Estamos naturalmente felizes»


Quique Flores era um homem feliz no final da partida com o Sporting, embora não exteriorizasse a sua satisfação de forma particularmente eufórica, preferindo manter alguma serenidade na hora dos festejos efusivos dos adeptos."Estamos naturalmente felizes com a vitória no nosso estádio, coisa especialmente emocionante. Era preciso que os jogadores e adeptos pudessem viver esta situação. Foi um bom resultado, frente a uma grande equipa, como o Sporting", começou por dizer o técnico encarnado no "flash-interview" da Sport TV."Para esta fase inicial do campeonato, perante as circunstâncias que vivemos, o nosso nível pontual é bastante razoável. Porque tivemos um arranque de campeonato difícil. E uma coisa é certa: o estímulo anímico dos jogadores será um factor fundamental no futuro. Vai determinar algumas coisas", acrescentou Quique.Com o Nápoles vamos sofrer com a ausência de jogadores importantantes, mas a força do grupo será essencial para as superar. É um rival que respeitamos e que nos colocou a máxima dificuldade.Quanto à exibição de Jorge Ribeiro, o técnico encarnado encarou a sua prestação com muita fleuma:"As oportunidades que dou aos jogadores são para aproveitar. Desta vez foi o Jorge que teve a sua oportunidade. Há quem tenha de ficar de fora. O objectivo é que os jogadores que ficam de fora voltem ao campo melhores jogadores".

O plano de jogo


Quique Flores partilha a ideia generalizada por alguns treinadores de que um jogo – muito mais um clássico – tem sempre incidências imprevisíveis e resultado mais do que indefinido, daí considerar que, depois do apito inicial, em pouco pode influenciar a evolução dos acontecimentos. A acção do técnico, defende, é anterior aos 90 minutos, joga-se na semana de treino, na preparação ou antecipação das mais diversas eventualidades – para o dérbi de hoje com o Sporting, apurámos, o espanhol tem esboçadas alterações possíveis na equipa, consoante a evolução do marcador.O onze inicial não é propriamente uma novidade. Percebeu-se ao longo da semana que Pablo Aimar seria o eleito para jogar perto de Cardozo, na frente, e que Nuno Gomes – único avançado disponível para o Nápoles, devido ao castigo de Cardozo, lesões de Suazo e Mantorras, e não inscrição de Makukula – ficaria no banco de suplentes. Amorim será o detentor da ala direita.Se esta fórmula ofensiva for suficiente para chegar à vantagem, a reacção que Quique Flores tem planeada e pode operar, salvo condicionantes de última hora, passa por reforçar a capacidade defensiva do meio-campo – entrando Jorge Ribeiro para o lugar de Reyes – e do ataque – Nuno Gomes, mais móvel e incómodo, no posto de Cardozo. Se as águias tiverem de correr atrás do resultado, Nuno Gomes também será solução mas para o lugar de Aimar. Na ala direita, o táctico Ruben Amorim dará lugar a um extremo puro, como Di María ou mesmo Balboa.

Suazo acelera na recuperação


Passavam poucos minutos das 18 horas de ontem quando David Suazo surpreendeu a comunicação social ao entrar no campo n.º 1 do Seixal para efectuar corrida com o fisioterapeuta Bruno Mendes. O avançado hondurenho, que se lesionou diante do Nápoles, correu a ritmo acelerado durante 20 minutos sem qualquer coxa elástica ou ligadura na perna direita, cenário que não parecia previsível, pelos menos para já, após diagnóstico revelado por Rafael Aguilar, médico da selecção das Honduras, quinta-feira. “Não vi resultados da ressonância magnética mas sei que tem uma rotura de 12 milímetros e o músculo está dorido e inflamado. Contactei os médicos do Benfica e Suazo deverá estar provavelmente entre duas a quatro semanas sem jogar”, afirmou Rafael Aguilar à imprensa do seu país. A verdade é que o hondurenho mostrou estar num patamar mais adiantado da recuperação e, embora falhe o Sporting e Nápoles, caminha a passos largos para a recuperação total.

Benfica TV quer expansão mundial


Ter a Benfica TV “disponível para todo o Mundo” é a meta futura dos responsáveis encarnados e Domingos Soares Oliveira, administrador da SAD, garantiu ontem, durante a apresentação do canal, que a “primeira manifestação de interesse chegou já dos Estados Unidos”.O jogo com o Nápoles, que em Portugal será acessível através do Meo, vai ter transmissão em 50 países, incluindo Itália, embora o clube esteja a tentar a transmissão em canal aberto para os PALOP.Porém, este canal, que no futuro será transmitido 24 horas por dia, só vai arrancar regularmente no final de Novembro (o desafio da Taça UEFA será uma emissão experimental) e, além doMeo, vai ser visto a partir de Janeiro na Smart TV (Clix) e na AR Telecom.Com um logótipo inspirado na águia, a Benfica TV funcionará como “uma agência noticiosa” ao serviço do clube, prometendo notícias exclusivas e três ou quatro blocos noticiosos por dia, como explicou Ricardo Palacin, director da estação.Já Luís Filipe Vieira mostrou-se satisfeito pelo “projecto inovador”, que faz com que o Benfica “volte a ser pioneiro”.

Disponíveis 9 mil bilhetes


O Benfica tinha ontem 9 mil bilhetes à venda para o encontro desta noite com o Sporting. Apesar de existir a perspectiva de casa cheia na Luz, a verdade é que ainda estão disponíveis alguns ingressos, que permitem que adeptos dos dois clubes possam deslocar-se ao estádio para assistir ao vivo ao encontro entre os rivais lisboetas.