segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Olegário Benquerença apita «derby»


O árbitro da AF Leiria foi o escolhido para dirigir o «derby» entre Sporting e Benfica, agendado para esta terça-feira, referente às meias-finais da Taça da Liga.

Olegário Benquerença, que terá Bertino Miranda e José Cardinal como «assistentes», repete a nomeação para o grande «derby» lisboeta ocorrida na época passada, em Fevereiro, quando o Sporting bateu o Benfica em Alvalade por 3-2, então para o Campeonato.

O árbitro de Leiria, de referir, foi recentemente incluído na lista da FIFA para marcar presença no Mundial-2010.

Pedro Proença no FC Porto – Académica

A Comissão de Arbitragem da Liga nomeou ainda Pedro Proença para marcar presença no Estádio do Dragão, a fim de dirigir a outra meia-final, entre FC Porto e Académica. O árbitro da AF Lisboa estará acompanhado por André Campos e Tiago Trigo.

«Derby» com cerca de 500 agentes policiais



Considerado jogo de «risco elevado», o «derby» Sporting-Benfica, das meias-finais da Taça da Liga, terá cerca de 500 agentes de autoridade, anunciou esta segunda-feira o Comando da PSP de Lisboa.

Em conferência de imprensa levada a cabo na véspera do encontro no Estádio de Alvalade, a PSP explicou que espera entre 30 a 35 mil adeptos no recinto, seis mil dos quais afectos ao Benfica. Os adeptos dos «encarnados» serão, aliás, o alvo principal das autoridades, sendo escoltados desde o Estádio da Luz.

O Comando da PSP fez questão de desvalorizar a polémica instalada por causa do número de bilhetes cedidos pelo Sporting ao Benfica, esperando que o assunto não tenha repercussão negativa junto do público.

De resto, as recomendações habituais neste tipo de jogos, nomeadamente no que diz respeito ao trânsito, estacionamento e comportamento.

Kaká: «Não tenho dores»


O astro brasileiro Kaká sofre de pubalgia crónica. Os médicos do Real Madrid garantem que voltará à forma que já lhe valeu dois títulos de melhor jogador do mundo. O próprio jogador assume não ter nenhuma dor, desde que cumpra determinados planos de tratamento.

«Não tenho dores e simplesmente tenho de ter o mesmo cuidado que Cristiano com o tornozelo, Ramos com a pubalgia e Marcelo com os adutores», afirmou o médio “canarinho”, que assumiu ainda já estar «perfeitamente adaptado e muito contente em Madrid».

Os árbitros espanhóis têm estado no foco das atenções, pois estão a ser acusados de beneficiar o Barcelona, mas Kaká vê as coisas de forma diferente e não tem medo de afirmar que o principal rival está na frente «por mérito próprio».

«Não acredito que os árbitros ajudem o Barcelona. Eles estão com mais cinco pontos por mérito próprio», atirou o merengue.

Juventus interessada em Higuaín


A Juventus está interessada no concurso do avançado do Real Madrid, Gonzalo Higuaín, segundo adianta o jornal italiano "Tuttosport", avançando com um valor mínimo de 35 milhões de euros para poder concretizar o negócio.

Caso a "vecchia signora" falhe a contratação do argentino, o jornal acrescenta os nomes de Edin Dzeko, do Wolfsburgo, e Giampolo Pazzini, da Sampdória, como outras hipóteses para reforçar o ataque da equipa italiana, atualmente sétima classificada da Serie A.

Mourinho escapa a esquema criminoso


José Mourinho e mais quatro jogadores da Atalanta eram os alvos de um gang macedónio com ligações ao crime organizado italiano. O grupo, constituído por quatro ladrões considerados pelas entidades judiciais especializados em assaltos a casas, foi detido pela polícia de Génova, na posse de informações detalhadas sobre o treinador português do Inter, nomeadamente fotos, escutas, gravações e o endereço da sua habitação.

A possibilidade de rapto não foi colocada de parte e José Mourinho já tomou medidas extra de segurança, tanto para a sua família, como para os bens. O técnico vai reunir-se nas próximas horas para a polícia italiana e equaciona mesmo mudar de residência.

As quatro pessoas detidas foram Mirjana Nikollovska, de 46 anos, Bruno Bentivoglio, de 44, Zoran Bentivoglio, de 20, e Luca Radosavljevic, de 30.

Olhos nos olhos


A troca de comunicados e sms's, à partida, parece não ter feito grande mossa nas relações institucionais entre Sporting e Benfica. Após uma semana marcada por uma guerra de bilhetes, Luís Filipe Vieira e José Eduardo Bettencourt vão acabar por sentar-se lado a lado, amanhã, no dérbi lisboeta.

O presidente do Benfica recebeu o convite na semana passada e já respondeu positivamente. Aliás, os encarnados vão estar em peso na tribunal de honra do Estádio José Alvalade para assistirem ao desafio. O líder das águias, de 60 anos, até deseja reencontrar-se com o responsável máximo dos leões para poderem falar, olhos nos olhos, um assunto que abriu uma nova frente de batalha entre os dois rivais, o que não foi possível nos últimos dias devido à estadia de JEB no Brasil.

Em Tomar, anteontem, o líder das águias, sem nunca citar o nome do seu homólogo, expressou o desagrado pelo desfecho das negociações, deixando entender que o responsável leonino, de 49 anos, faltou à palavra. "Um sms pode não ter valor jurídico, mas é um compromisso que não se pode desfazer."

Rodar mas pouco


O Benfica começou já ontem a preparar a deslocação a Alvalade, depois de ultrapassado o ciclo de 3 jogos em 7 dias. Quando elaborar a convocatória para o embate com o Sporting, a contar para as meias-finais da Taça da Liga, Jorge Jesus vai ter em atenção a condição física dos jogadores, após ter detetado sinais de fadiga.

"Na primeira parte, sentimos alguma falta de frescura física, pois não tivemos tempo para recuperar", observou o técnico benfiquista, de 55 anos, depois de terminado o encontro com o V. Setúbal (1-1).

Antes do dérbi e do regresso da Liga Europa, os encarnados estiveram focados no campeonato: V. Guimarães, U. Leiria (partida da 20.ª jornada antecipada para dia 3) e V. Setúbal. Apesar dos poucos dias de intervalo, JJ rodou pouco. Na verdade, fez apenas um alteração em cada jogo: Carlos Martins, expulso diante dos minhotos, foi rendido por Ramires na receção aos minhotos. Mas voltou ao onze na cidade do Sado, ocupando o lugar do brasileiro. Os restantes 10 jogadores foram titulares nos 3 desafios realizados.

Simão: «Neste momento Messi está melhor do que Ronaldo»


Simão Sabrosa admitiu, em entrevista ao site da FIFA, que, neste momento, Leo Messi é melhor do que Cristiano Ronaldo.

"Actualmente, os dois estão muito bem, mas o Messi está em melhor forma", disse o extremo do Atlético Madrid.

Na mesma entrevista, Simão reservou rasgados elogios para o seu ídolo, o também extremo que já foi melhor do mundo, Luís Figo. "Desde os 13 anos, quando cheguei à Academia do Sporting, que o via treinar. O meu sonho sempre foi ser como ele. Depois tive a sorte de jogar com ele, no Sporting, no Barcelona e na Seleção, e ele sempre teve conselhos prontos para me dar. É um exemplo para todos, desde os profissionais até ao miúdos que sonham ser jogadores de futebol", afirmou o antigo capitão do Benfica.

O craque "colchonero" ainda falou sobre o atual momento do Atlético Madrid: "Temos estado muito irregulares, principalmente na Liga. Ganhamos um jogo, vivemos três dias de festa, depois perdemos e é um drama". Quanto a objetivos, Simão admite que "a Taça do Rei é a prioridade". Queremos chegar à final e vencê-la", acrescenta.

Jara comemora transferência com carecada


Um novo visual para comemorar a transferência para o Benfica. Jara surgiu em Sarandí com o cabelo rapado e acabou por ser o centro das atenções devido ao corte radical.

Convidado a explicar a opção, o internacional argentino, de 21 anos, revelou: "Estou muito feliz com a minha ida para o Benfica e, como havia prometido fazer uma carecada caso o negócio se efetuasse, cumpri. É um pouco estranho pois estou bronzeado e agora tenho a cabeça mais clara. Enfim, o cabelo vai voltar a crescer com o tempo."

O jovem sul-americano jogou na última madrugada frente ao Racing. O avançado considerou o encontro "muito importante para o Arsenal", que somou duas derrotas em outras tantas partidas disputadas no Torneio Clausura, e acabou por ajudar ao triunfo da sua equipa, por 4-2, apontando o segundo golo, aos 25'.