quarta-feira, 8 de outubro de 2008


Portugal caiu do nono para o décimo lugar ranking da FIFA depois dos primeiros resultados de Carlos Queiroz à frente da Selecção Nacional no mês de Setembro. O topo da tabela continua a ser dominado por selecções europeias, com a Espanha, campeã da Europa, a reforçar o seu estatuto de líder à frente da Itália e da Alemanha, mas o Brasil subiu duas posições, ultrapassando Holanda e Croácia, e já está no quarto lugar.
A Argentina é a outra selecção não europeia nos primeiros lugares do ranking, no sétimo lugar, enquanto a Rússia é a grande novidade na lista dos dez primeiros, saltando do 12º para o 9º lugar, ultrapassando Portugal e empurrando a Turquia para o 13º posto.
Quanto aos próximos adversários da Selecção Nacional, a Suécia subiu três posições para chegar ao 28º lugar, enquanto a Albânia escalou dezanove lugares para estacionar no 83º no ranking de Outubro.

Classificação dos vinte primeiros:

.1. Espanha, 1.643 pontos .
2. Itália, 1.365 pontos .
3. Alemanha, 1.336 pontos .
4. Brasil, 1.280 pontos .
5. Holanda, 1.258 pontos .
6. Croácia, 1.223 pontos .
7. Argentina, 1.200 pontos .
8. República Checa, 1.111 pontos .
9. Rússia, 1.076 pontos .
10. Portugal, 1.075 pontos .
11. França, 1.035 pontos .
12. Camarões, 1.027 pontos .
13. Turquia, 1.021 pontos .
14. Inglaterra, 982 pontos .
15. Bulgária, 969 pontos .
16. Israel, 961 pontos .
17. Grécia, 945 pontos .
18. Roménia, 927 pontos .
19. Ucrânia, 893 pontos .
20. Uruguai, 887 pontos .

Portugal eliminado na primeira fase


Mesmo vencendo a Tailândia por 3-2, a selecção portuguesa de futsal acabou eliminada na primeira fase do Mundial. À entrada para o último jogo, Portugal estava dependente do resultado do Paraguai-Itália, no Rio de Janeiro. Uma vitória dos paraguaios, por um ou dois golos de diferença, tornava inútil a vitória portuguesa, e foi esse o resultado que, contra todas as previsões, acabou por verificar-se no final: 4-2 para os paraguaios, que assim acabaram por vencer o grupo, remetendo a Itália para o segundo lugar.
No último jogo de Portugal, os golos lusos foram marcados por Arnaldo, Israel e Cardinal, este a dois segundos do fim, evitando um empate com uma sólida selecção tailandesa, que nos minutos finais beneficiou do desânimo português à medida que se tomava conhecimento do resultado no outro jogo.

Selecção: da conversa com Cristiano Ronaldo à opção Fernando Meira


Cristiano Ronaldo está de volta à Selecção Nacional, depois da ausência forçada pela operação a que foi submetido no Verão. Esta quarta-feira, em Óbidos, no treino da tarde, foi possível testemunhar o reencontro do extremo com Carlos Queiroz, antigo adjunto do Manchester United, agora seleccionador português.
Nos 15 minutos abertos à imprensa, os dois estiveram à conversa, durante o aquecimento. Há a possibilidade de Cristiano Ronaldo jogar como ponta-de-lança, mas Carlos Queiroz, em conferência de imprensa, não confirmou essa situação, referindo apenas que o camisola sete «jogará no ataque» frente à Suécia, este sábado, a contar para a qualificação do Mundial-2010.
Para além do diálogo entre o seleccionador e Cristiano Ronaldo, outro destaque do treino português é a inclusão de Fernando Meira entre os presumíveis titulares.
Queiroz atribuiu coletes a Bosingwa, Bruno Alves, Paulo Ferreira, Meira, Meireles, Danny, Nani, Ronaldo e Nuno Gomes, com Pepe a fazer de joker. Assim, é provável que o jogador do Galatasaray jogue como médio-defensivo, situação que Queiroz disse ser possível. «Admito colocar Fernando Meira porque tem muita experiência a jogar nessa posição», disse o seleccionador, em conferência de imprensa.

Ibrahimovic: «Aprendi mais com Mourinho do que nos últimos cinco anos»


José Mourinho e Zlatan Ibrahimovic continuam numa acesa troca de elogios. Desta vez foi o avançado sueco a elogiar o técnico português, com quem diz ter aprendido muito neste início de temporada.
«Em apenas dois ou três meses com ele, aprendi muito, muito mais do que tinha aprendido nos cinco anos anteriores. É o técnico mais completo com o qual trabalhei. Penso que me pode ajudar muito a evoluir», disse o sueco, em conferência de imprensa.
Ibrahimovic vai defrontar este sábado a selecção portuguesa, e acredita que, pese embora algumas baixas importantes, a Suécia tem condições para alcançar um bom resultado. «Esperamos um jogo muito difícil, também devido às muitas ausências que temos. Mas estamos aqui para vencer e queremos e devemos consegui-lo enquanto equipa. Hoje não treinei pois era preferível reforçar o joelho, mas estou em grande forma e sinto-me bem», disse o avançado.

Ronaldinho: «Voltarei a ser o n.º 1 em pouco tempo»


Depois de uma época de infelicidade e polémicas no Barcelona, Ronaldinho vive dias de outro vigor e entusiasmo no Milan, muito graças ao golo apontado ao Inter, que considera ter sido "um dos mais belos" da sua carreira.O avançado dá uma entrevista à "La Gazzetta dello Sport" na qual prova que atravessa um momento de grande confiança. "Espero voltar a ser em muito pouco tempo o n.º 1 do mundo. Trabalho intensamente para isso", refere.Ronaldinho está convicto que o tento marcado à equipa de Mourinho será o primeiro de muitos com a camisola ''rossonera''. A sensação jamais será esquecida porque lhe faz lembrar o "'slalom' e golo marcado no Santiago Bernadéu pelo Barça", pelo qual foi muito aplaudido até pelos adeptos do Real.Agradado por estar numa liga "muito competitiva" e por ser bastante apoiado pelo treinador - "ajuda-me muito" - Ronaldinho deixar cair um desejo: jogar com o brasileiro Ronaldo (está sem clube e na última fase da recuperação) no Milan.

Reyes reavaliado hoje


Reyes submeteu-se ontem unicamente a tratamento e trabalho de ginásio, sendo nas próximas horas alvo de uma reavaliação à lesão na coxa contraída no encontro com o Leixões. Também lesionado, Aimar cumpriu uma ementa idêntica à do espanhol.Léo esteve ausente da sessão (devidamente autorizado pela SAD) e viajou para o Brasil com o objectivo de resolver questões familiares.

O primeiro recuo das águias


Pela primeira vez esta época, o Benfica terminou um encontro com as costas nas cordas, defendendo-se e gerindo o derradeiro round do jogo que comandava após o tento de Cardozo (33’). Do outro lado, o Leixões, mais incisivo e agressivo sobre a bola, procurou a sorte e logrou desferir um golpe pontuável, instantes antes do gongo final. Contas feitas, a águia somou o terceiro empate nesta temporada.Este último, porém, resulta de uma prestação que contrasta com as recentes exibições deste arranque, no qual as águias têm assumido o jogo até ao fim, com algumas excepções propiciadas por expulsões e/ou limitações físicas – FC Porto (1-1), na Luz, e Nápoles, em Itália (2-3).

Katsouranis: «Ganhar em casa»


O sorteio realizado ontem em Nyon, relativo à Taça UEFA, não brindou o Benfica com adversários acessíveis. No entanto, os encarnados acreditam que podem passar esta fase de grupos e sublinham que é proibido perder pontos nos jogos em casa com o Galatasaray (Novembro) e Metalist (Dezembro).Katsouranis, já em Atenas ao serviço da selecção helénica, realça este factor. “É um grupo complicado para todas as equipas. Nós temos a obrigação de ganhar em casa”, ressalva o médio que não escondeu a sua satisfação por defrontar o Olympiacos: “Estou muito feliz pois tenho a possibilidade de voltar a jogar no meu país. Não posso dizer muito sobre o actual potencial da equipa, pois não a defronto há muito tempo.”