domingo, 7 de setembro de 2008

Plantel menos português de sempre



Quique Flores vai entrar para a história do Benfica. O técnico espanhol aceitou o convite de Rui Costa assumindo o desafio de liderar a equipa da Luz. Curiosamente, Quique destaca-se já por treinar o plantel menos português de sempre das águias.
O conjunto benfiquista conta esta temporada com apenas... oito portugueses num plantel de 26 jogadores, baixando pela primeira vez da barreira dos dez jogadores nacionais. A Quim, Moreira, Miguel Vítor - integrou-se no plantel de 2007/08 -, Nuno Gomes e Makukula, que continuam em relação à última época, juntam-se Jorge Ribeiro, Rúben Amorim e Carlos Martins, contratados a Boavista, Belenenses e Huelva. Quique Flores e Rui Costa assumiram um projecto ambicioso procurando recolocar o Benfica no caminho do sucesso, tendo apostado na contratação de nomes sonantes, e verdadeiras referências do futebol internacional, como Aimar, Reyes ou Suazo. A dupla investiu sobretudo no mercado internacional, quebrando o registo negativo de 1996/97, quando, no início da temporada, o plantel das águias contava com 11 futebolistas nacionais.
Em relação à última época, o plantel regista menos cinco portugueses, fruto também das inúmeras mexidas no grupo. Rui Costa terminou a carreira, enquanto Bruno Costa, Petit, Nélson e Fábio Coentrão se mudaram para o estrangeiro. Luís Filipe e Nuno Assis transferiram-se para o Vitória de Guimarães, Miguelito para o Marítimo e Romeu Ribeiro para o Desportivo das Aves.
Afinal, outros tempos, outros desafios, e a aposta dos dirigentes benfiquistas incide noutros países. Quando assumiu o comando do futebol benfiquista, Rui Costa assumiu o desejo de recolocar as águias no caminho da glória à custa da matéria-prima nacional, mas, por força das exigências actuais e das regras do mercado - sem esquecer a intervenção de Quique Flores -, acabou por apostar no estrangeiro para reforçar a equipa

Sem comentários: