sexta-feira, 18 de junho de 2010

Luis Milla: «Talento em estado puro»


"Um avançado que tem qualidades que o diferenciam." É desta forma que Luis Milla, técnico da seleção Sub-19 de Espanha, fala de Rodrigo Machado, atacante que está a um passo de se tornar jogador do Benfica. O antigo médio de Barcelona e Real Madrid fala de um "talento em estado puro" que reúne todas as condições para vingar ao mais alto nível.

As conversas entre os representantes dos encarnados e do Real Madrid não versam apenas Angel di María. Os nomes dos jovens Marcos Alonso, Rodrigo e Alípio, da cantera merengue, têm sido aflorados, já que o Benfica espera contratar as jovens promessas.

Rodrigo nasceu no Brasil, mas chegou a Espanha em 2003, tinha então 11 anos, ingressando nas camadas jovens do Celta de Vigo. Há um ano, trocou a Galiza por Madrid. No entanto, o atacante, de 19 anos, estava a ser seguido pelos técnicos da federação desde o período em que representava o Celta. Assim que obteve a nacionalidade espanhola foi chamado para a Roja.

O avançado está convocado para a fase final do Campeonato da Europa, que vai ter lugar na Turquia, em julho - a concentração está marcada para dia 4. Rodri, como é tratado, foi importante na qualificação: marcou 4 golos em 5 jogos.

Faz lembrar Rivaldo

Milla conhece, por isso, as qualidades do jovem que, num ápice, passou dos juniores do Real para o plantel principal, apesar de nunca ter sido utilizado pelo Pellegrini. "Ele terminou a época um pouco cansado, uma vez que a preparação tornou-se mais exigente."

Um pormenor, já que, no entender do antigo futebolista, Rodrigo tem "todas as condições" para triunfar. "Está numa fase em que necessita de jogar futebol de alta competição. Trata-se de uma aposta de futuro e, como tal, precisa de ser apoiado", refere Milla, fazendo o retrato do jovem.

"É um avançado que tem qualidades muitos boas. Sabe jogar entre espaços, tem bom remate e qualidades que o diferenciam", acentua Milla, destacando o bom pé esquerdo do brasileiro naturalizado espanhol. O técnico faz ainda notar que, "fisicamente, é parecido com Rivaldo", apesar de o brasileiro que jogou no Barcelona e se sagrou campeão do Mundo em 2002 ser um elemento de "segunda linha". "Rodrigo precisa de jogar com alguém ao lado." Ora, uma característica que encaixa no esquema de Jorge Jesus. "Tem de ter alguém que o apoie."

Sem comentários: